Ir para o conteúdo principal

Presidência

Maria Jenusi Marques da Silva

Diretora de Organização e Formação Sindical

Natural de Bom Conselho, localizado no Polo Sindical do Agreste Meridional, filha de trabalhadores rurais, quilombola, agricultora familiar e educadora popular. Aos 12 anos, ingressou no Movimento Jovem da Igreja Católica, onde começou a despertar para a militância. Em seguida, foi para a Pastoral da Criança.

Aos 20 anos, começou a trabalhar na Associação Comunitária da Comunidade Quilombola do Sítio Flores, em Bom Conselho, contribuindo para a organização da juventude e das mulheres do campo.

Em 2009, foi convidada para integrar a Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores/as Rurais do seu município. No ano de 2010, passou a integrar a diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, como secretária de Organização e Formação Sindical.

Em 2014, no 9º CETTR-PE, é eleita para assumir na gestão da Fetape 2014/2018, a diretoria de Política para as Mulheres, coordenando, em 2015, a 5ª Marcha das Margaridas. Em 2018, no 10º CETTR-PE, assume a diretoria de Organização e Formação Sindical, na gestão 2018/2022, com o papel de coordenar a Política Nacional de Formação do MSTTR em Pernambuco e a Escola Nacional de Formação da CONTAG – ENFOC.

Em 2022, no 11º CETTR-PE, é reconduzida a função de diretoria de Organização e Formação para mais quatro anos.

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.