Ir para o conteúdo principal

Presidência

Adriana do Nascimento Silva

Diretora de Política para as Mulheres

É natural de Afogados da Ingazeira, no Polo Sindical do Sertão do Pajeú. Agricultora familiar agroecológica, educadora popular pela ENFOC e técnica em agroecologia pelo Serta, residente no Sítio Santo Antônio II. Estudou seu primário na escola da própria comunidade. É formada no Ensino Normal Médio e graduada em Letras, tendo concluído sua especialização em Língua, Linguística e Literatura, em abril de 2014.

Iniciou sua militância no ano de 1998, como membro do grupo de jovens em sua comunidade, voltado para o caráter social e cultural, o Juventude Encontro com Cristo (JEC), assumindo sua coordenação no ano de 2004.

Aos 16 anos, começou a fazer parte da associação de Desenvolvimento Comunitário Santo Antônio II, onde assumiu a função de secretária. Fez parte da Comissão Municipal de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Afogados da Ingazeira (STTR), associando-se em 10 de agosto de 2005, aos 18 anos de idade.

Em 2005, assumiu a coordenação da Comissão de Jovens do Sindicato, sendo também escolhida para suplência da Secretaria de Organização e Formação Sindical. No ano de 2009, foi eleita secretária efetiva da qual era suplente. Entre julho 2008 e abril de 2009, foi coordenadora do Centro da Juventude de Afogados da Ingazeira - Programa do Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal.

Foi mobilizadora social pelo Sindicato/Fetape pelo Projeto Dom Hélder Câmara, no período 2005-2006. Entre os anos de 2007 e 2008, atuou como agente de Crédito Rural, na ECOSOL Pajeú, cooperativa fundada e gerida pelos STRs de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Solidão.

Foi membro-titular e coordenadora da Comissão de Jovens do Polo Sindical do Pajeú, que, em seguida, passou a compor a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores/as Rurais (Cejor) da Fetape. No ano de 2010, foi indicada pela Cejor e respaldada pelo Polo Sindical do Pajeú para integrar a Direção Executiva da Fetape, na gestão 2010-2014, onde exerceu a função de diretora de Política para a Juventude, cargo para o qual foi reeleita na gestão 2014-2018.

No 10º Congresso Estadual da Fetape, assume um novo desafio, dedicar-se inteiramente, à luta das mulheres, em defesa de seus direitos, por uma vida melhor no campo e na sociedade, assumindo a diretoria de Política para as Mulheres para a gestão 2018-2022, período em que coordenou a 6º Marcha das Margaridas. No 11º CETTR-PE é reconduzida ao mesmo cargo na gestão 2022-2026.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.