Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape sedia evento sobre exigibilidade do direito humano à alimentação no Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, a Fetape sediou o evento “Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação”, organizado pelo Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana) Josué de Castro, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

 

“Para a federação, que é uma instituição que representa a agricultura familiar, sediar esse evento visibiliza a importância e o papel do agricultor/a familiar na produção de alimentos para toda sociedade pernambucana.” afirma Adimilson Nunis, Diretor de Políticas da Terceira Idade da Fetape.

A mesa de abertura do evento abordou o combate à fome em Pernambuco e contou com a presença de Marcos Carvalho (Procurador-geral do MPPE), Dr. Westei Conde (Promotor do MPPE e coordenador do núcleo Dhana), Fabiano Pessoa (Promotor e coordenador do CAO Cidadania MPPE), Maria Lizandra Carvalho (Promotora do MPPE), Frederico de Oliveira (Promotor e Diretor da Escola Superior do MPPE), Paulo Lapenda (Promotor e corregedor-geral do MPPE), Rosa Amorim (Deputada estadual), Profa Fernanda Tavares (Membro da Aliança para a Alimentação Saudável e Adequada), Gilmar Camará (Presidente do Consea-PE) e Adimilson Nunis (Diretor de Políticas da Terceira Idade da Fetape).

Seguindo a programação, a Dra Miriam Balestro realizou a palestra “Exigibilidade do Direito à Alimentação: sociedade civil e Sistema de Justiça, uma relação necessária”, exaltando a importância da participação do povo na luta pelo combate à fome.

A cartilha “Exigibilidade ao Direito de Estar Livre da Fome” foi lançada oficialmente no estado de Pernambuco. Também foi lançado o formulário de denúncia de ameaça/violação do Direito Humano à Alimentação no site do MPPE. “Não é razoável que uma instituição vocacionada à defesa do regime democrático, não atue dentro do sistema de justiça para assegurar o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas.” afirma Westei Conde, coordenador do núcleo DHANA.

No período da tarde, a Fetape sediou o “Ciclo de diálogos sobre as Políticas de SAN no Estado de Pernambuco: conhecendo os avanços e desafios da PNAN”. O debate foi promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea-PE). “Existe ainda muita gente desinformada sobre o que é uma alimentação adequada, então um dia como hoje é para celebrar novos horizontes do conhecimento público.” afirma Gilmar Camará, presidente do Consea-PE.

Matéria: Júlia Nazário

Fotos: Gabriela Torres e Maria Amália Marques

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.