Ir para o conteúdo principal

Notícias

Tiros e ameaças de violência na comunidade Barro Branco, em Jaqueira, na Mata Sul

No último sábado, 28, a Fetape tomou conhecimento sobre um caso gravíssimo de violência na comunidade de Barro Branco, em Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco. Veículos invadiram a comunidade com cerca de 50 seguranças da empresa Agropecuária Mata Sul.

Os Agricultores familiares relataram ter sofrido ameaças por seguranças armados, além de terem plantações destruídas e a construção de uma cerca no local.

As organizações do campo que fazem parte da Comissão Estadual de Conflitos Agrários no Campo (CEACA) acionaram o Protocolo de Segurança junto a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público e as polícias Civil e Militar para cobrar agilidade na apuração do ocorrido e uma atuação eficaz e firme para encerrar os atos violentos.

Segundo relatos de famílias agricultoras da área foram feitos disparos com armas e quatro agricultores acabaram sendo atingidos. As ameaças de expulsão das terras têm sido cada vez mais violentas.

A Fetape se solidariza com a comunidade agredida e reivindica uma ação enérgica por parte das autoridades do governo estadual. Para coibir essas ações violentas e punir os responsáveis.

De acordo com o advogado da Fetape, Bruno Ribeiro, que tem acompanhado os casos de conflitos agrários nesta região, não há amparo legal para se fazer o que está sendo praticado pela empresa, com inaceitáveis ataques criminosos a uma coletividade indefesa e pacífica de agricultores e agricultoras. O caso deve ser tratado como de prisão em flagrante dos responsáveis pelas ameaças violentas.

A Fetape seguirá, em conjunto com o STR de Jaqueira e com a Comissão Pastoral da Terra, exigindo a desapropriação, pelo INCRA, de todos os mais de 5 mil hectares de terras improdutivas da antiga Usina Frei Caneca, envolvida com dívidas milionárias com o fisco e com ex-trabalhadores, inclusive através da destinação do engenho Barro Branco para o Programa da Reforma Agrária.

Acesse o link clicando em: Imagens feitas pela comunidade de Barro Branco no feed do Instagram

 

Fonte: CPT Nordeste 2

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.