Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetaepe aprova pautas de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados na cadeia produtiva da cana de açúcar de Pernambuco

Entre os dias 6 e 8 de setembro, a Fetaepe, em parceria com diversas entidades, organizações, mandatos aliados e o Governo do Estado, promoveu o Encontro Estadual de Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados na Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar de Pernambuco. O evento reuniu cerca de 300 dirigentes, delegados e delegadas sindicais das Zonas da Mata Norte e Sul do estado, com o objetivo de discutir e fortalecer os direitos trabalhistas da categoria.


A mesa de abertura contou com a participação de autoridades e lideranças, que ressaltaram a importância de vigilância constante no cumprimento dos direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As empresas e a classe patronal têm a responsabilidade de garantir esses direitos. 

A Fetape esteve presente representada pelo Diretor de Finanças e Administração Paulo Roberto Rodrigues Santos, também estiveram a chefe de gabinete do deputado estadual Doriel Barros, Ana Célia Floriano, o Presidente da Contag Aristides Santos, a representante da CTB Georgina Reis, o coordenador da CPT Geovani Leão, representante do mandato da senadora Teresa Leitão Ismael Maia, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Josimar Gurgel, a superintendente regional do trabalho Patrícia dos Anjos, o presidente da CUT Pernambuco Paulo Rocha e a diretora de Gênero e Geração de Contar Samara Souza.

Nos três dias de evento, painéis abordaram temas centrais, como a geração de empregos em Pernambuco e no Brasil, apresentado por Jackeline Natal, supervisora técnica do Dieese, e políticas públicas para a população rural, trazidas pela Contar. Após as apresentações, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir a implementação dos direitos trabalhistas e a aplicação das cláusulas da CCT.

Para o diretor de Finanças e Administração da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues Santos, a realização do encontro foi bastante positiva. “Além do encontro aprovar uma pauta que foi construída de forma coletiva, foi também um momento formativo para os dirigentes sindicais e delegados de base, fortalecendo a luta pela defesa do reajuste salarial dos trabalhadores/as do setor”, disse o diretor. 



As oficinas trataram de temas como a história da organização dos trabalhadores rurais, as relações de trabalho na cadeia produtiva da cana-de-açúcar e o acesso a direitos sociais básicos, como educação e saúde. Foram também resgatados momentos históricos de lutas sindicais, como a greve de 2005, e discutidos desafios atuais, como a precarização do trabalho e a substituição de trabalhadores por contratos terceirizados.

O Encontro encerrou com a aprovação das pautas de reivindicações da categoria, que incluem questões como salário, piso, contratação de mulheres e cestas básicas. Agora, as propostas serão levadas às assembleias sindicais, previstas para o dia 15 de setembro na Mata Norte e dia 22 na Mata Sul, como parte da 45ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco, cujo lema é “Semear a Luta e Garantir Direitos”.

Esse Encontro foi um importante passo na preparação da campanha salarial e reafirma o compromisso da Fetaepe com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Fonte: Ascom Fetaepe 

Fotos: Gleyson Ramos

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.