Ir para o conteúdo principal

Notícias

SUS reabre o Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde

Nesta segunda feira dia (9), foi dado um importante passo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a abertura do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS), no auditório do Instituto Aggeu Magalhães em Recife. 


O vice-presidente da Fetape Adelson Freiras, representou a federação e falou da importância da agricultura familiar na promoção da saúde, tanto no campo como na cidade, pois vem cada vez mais investindo na produção de alimentos saudável de forma agroecológica e também na implementação de hortas de plantas medicinais, nas comunidades. Ressaltou ainda que a Fetape terá uma turma do AgPopSUS na cidade São Jose do Belmonte no sertão do estado, e parabenizou a parceria do Ministério da Saúde, a Fiocruz como os movimentos sociais na construção do programa.

O AgPopSUS, é uma ação para a formação de agentes populares de saúde, organizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que conta com a parceria em Pernambuco de 17 movimentos sociais na formação de 32 turmas, que possibilitara a formação de mais de 650 educadores e educadoras populares em saúde, que estarão atuando nas comunidades do campo e das cidades, em todo o estado.

A parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público é o caminho para fazer um Sistema Único de Saúde cada vez mais forte e eficiente na promoção de saúde a todos e todas. 

Viva o SUS!



Fonte: Antenor Lima

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.