Ir para o conteúdo principal

Notícias

Polo Sertão Submédio São Francisco finaliza o Curso da ENFOC de Educação Popular e Trabalho de Base

“É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer”
Carlos Marighella

A Diretoria de Organização e Formação, junto à Rede de Educadoras e Educadores da Enfoc-Pe e ao Polo Submédio São Francisco finalizaram nesta quinta-feira (05) o Curso da ENFOC de Educação Popular e Trabalho de Base.


O segundo módulo do curso aconteceu no município de Floresta, onde o IFSertãoPE Campus Floresta acolheu os homens, mulheres e crianças do campo para refletir sobre educação popular e trabalho de base a partir das suas experiências e percepções.

A programação começou com uma roda de conversa sobre o Projeto Alternativo de Na quarta-feira, a Educadora Popular Carla Caminha, trouxe o Jogo da Vida para provocar reflexões acerca de políticas públicas e a parte da tarde foi dedicada às oficinas de sexualidade e gênero com a Educadora Popular e vice-presidenta da CUT, Uedislaine Santana e com o Educador Popular Luís Filho e Redes Sociais com a comunicadora popular Giovanna Revoredo. O último dia do curso contou com uma conversa sobre Sustentabilidade Política do MSTTR com a administradora Jaiana Campos, e outra sobre trabalho de Base com Jenusi Marques, além da autocertificação e da cerimônia do anel de tucum. 

Os educandos e educandas fizeram uma homenagem a Neuma Maria dos Santos Souza, assessora do Polo, dando seu nome à turma. Neuma acompanha os 11 sindicatos do Polo: Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Inajá, Itacuruba, Jatobá, Manari, Orocó, Petrolândia e Tacaratu.


“Coragem foi a palavra que mais se destacou no decorrer da vivência dos módulos deste curso. Minha gratidão a cada educando e educanda nessa turma pela coragem em se dispor e assumir com amor esses processos de formação política, como também pela escolha do meu nome como nome da turma” apontou Neusa em seu discurso na cerimônia de transformatura.

A transformatura foi celebrada no Ginásio do IFSertãoPE Campus Floresta, a celebração contou com a presença de importantes lideranças. Participaram o  Diretor de Política da Terceira Idade e padrinho da turma, Adimilson Nunis, e a Diretora de Organização e Formação Sindical Jenusi Marques, a presidenta Cícera Nunes. a Diretora de Política para as Mulheres Adriana do Nascimento, o diretor geral do IfSertão Floresta Iran Torquato, o Padre Thiago representando a Diocese, o Deputado Federal (PT-PE) Carlos Veras, dirigentes sindicais do Polo, a equipe de colaboradores e colaboradoras da Fetape e familiares das educadoras e educadores populares.


A celebração não marcou o encerramento do curso, pois a proposta é que ele seja multiplicado pela nova Rede de Educadoras e Educadores Populares do Submédio São Francisco com os Sindicatos do Polo. A turma assumiu o compromisso com a luta e a formação contínua no MSTTR, reforçando a importância do fortalecimento da organização sindical nas bases rurais.

Fonte: Giovanna Revoredo
Fotos: Carla Caminha, Giovanna Revoredo e Edtton Veras

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.