Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Juventude Rural realiza Plenária histórica com o tema Eleições Municipais
Entre o lúdico e o político, gincanas e aprendizados sobre o MSTTR, análises conjunturais e oficinas práticas de Redes Sociais, Produção de Reels e Cards, cerca de 75 jovens dos dez polos sindicais da Fetape participaram da Plenária estadual organizada pela diretoria de Juventude da federação em parceria com a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Cejor), Contag e os gabinetes dos deputados Carlos Veras (federal PT) e Doriel Barros (estadual - PT). O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, e fez história trazendo o tema das eleições municipais com um formato mais dinâmico e interativo.
“Se não fizéssemos um evento inovador, não seria um evento com a cara da Juventude. A nossa proposta foi criar uma programação em que a moçada pudesse adquirir conhecimentos técnicos de Comunicação e também manifestar suas ideias”, disse o diretor de Política para Juventude da Fetape, José Severino Da Silva, mais conhecido como Dedé.
Representantes da Cejor com a Diretoria de Juventude da Fetape
O cerimonial e a mística foram elaborados e conduzidos pelos próprios representantes da Cejor que também fizeram seu posicionamento em relação à participação da Juventude e dos sujeitos do campo dentro do movimento sindical.
Segundo o representante da Cejor, Ferreira Lima, os sindicatos, Fetape e Contag devem priorizar o debate sobre as questões LGBTQIA+ e raciais e planejar estratégias de permanências desses sujeitos no campo. “Precisamos do acesso a políticas públicas e seguir os preceitos da Agroecologia, que vai muito além do plantar sem veneno, para implementar o Bem Viver para os territórios rurais para que a Juventude não seja obrigada a migrar e sua permanência no campo seja uma escolha”, manifestou Ferreira.
Para a Fetape é muito importante a realização desse tipo de evento que além de promover conscientização política também estimula a troca de experiências e interação entre as pessoas jovens que estão iniciando no movimento. “A juventude não deve ser utilizada como massa de manobra por nenhum político, pois ela tem poder de discernimento, pensa e decide”, disse a presidenta da Fetape, Cicera Nunes
A chefia do gabinete do deputado Doriel Barros, Ana Célia Floriano falou sobre a importância da juventude nessas eleições. “Um voto é um só, mas ele faz total diferença. Mas primeiro é preciso acreditar nisso, porque ninguém consegue convencer sem acreditar”, expôs Ana Célia.
A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Mônica Bufon falou da necessidade de ampliarmos a representação política do movimento. “Atualmente só temos cinco deputados orgânicos do MSTTR no congresso nacional, e agora nas eleições municipais é extremamente importante elegermos candidaturas ligadas ao movimento”, manifestou a líder sindical e agricultora familiar do estado do Espírito Santo.
A conselheira fiscal do Sindicato de Parnamirim (Polo Araripe), Samara Carvalho que viajou cinco horas para chegar a Garanhuns, saiu muito feliz da plenária. Ela foi escolhida pelo grupo para ser candidata a prefeita da campanha política fictícia que montaram durante os exercícios da oficina de Produção de Fotos e Cards. “Foi maravilhoso fazer de conta estar candidata, a partir desse exercício pude enxergar que isso pode ser possível, que nós também podemos chegar a esse lugar”, disse emocionada a jovem que está iniciando no movimento sindical.
Samara que recentemente se integrou a Cejor, voltou para casa se sentindo preparada para apoiar a candidata a vereadora do seu sindicato e com muitas ideias que pretende sugerir na organização do Festival da Juventude de seu polo que acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro em Ouricuri.
A Plenária Juventude Rural nas Eleições Municipais contou com a presença das diretoras de Política Agrária, Rozário França e de Organização e Formação Sindical, Jenusi Marques, a vice-presidenta da CUT-PE, Uedislaine Santana e do secretário de Juventude, Evanilson Leite da Silva e com as oficineiras Lis Morello, Germana Telles e Ildebrando Gutemberg.
Santinhos produzidos durante a oficina de “Fotos e Cards”
Confira mais imagens no reels do Instagram: https://www.instagram.com/reel/C_bkqI1OfI7/?igsh=MTI3eGR4M3o1OW54bQ==
Fonte e imagens reel: Shaynna Pidori
Fotos: Alejandra Novoa
Edição reel: Eloá Carneiro