Ir para o conteúdo principal

Notícias

Polos da Mata Sul e Norte encerram a 3ª etapa das Oficinas de Base

A Fetape e a Contag, em parceria com o Senar, realizaram a última Oficina de Base da 3ª etapa, que faz parte do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento aconteceu entre os dias 27 a 29 de agosto, em Camaragibe e contou com a participação da Fetaepe e de cerca de 81 dirigentes sindicais e 32 sindicatos.

Para a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, a 3ª etapa das oficinas de base se encerra na Zona da Mata, região onde nasceu o Movimento Sindical Rural, e isso tem um grande significado. “Com a mesma força de luta que deu origem ao sindicalismo rural, vamos enfrentar os nossos desafios. Que na Zona da Mata tenhamos menos boi e mais agricultura familiar”, disse Cícera Nunes.

 

Segundo o diretor de Finanças e Administração da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues Santos, o sistema confederativo, sindicato, Fetags e Contag é o maior do Brasil. O estado de Pernambuco tem 185 municípios e em 171 municípios há sindicatos constituídos como representação da Agricultura Familiar. “Agora  o sindicato não deve se limitar a apenas dar orientações sobre os direitos previdenciários, devemos continuar a luta histórica por terra, trabalho e políticas públicas”, mencionou o diretor. 

 

A diretora de Política do Meio Ambiente, Ivanice Melo, avalia que apesar da oficina reunir dois polos com características distintas, há muito mais pontos em comum entre eles. Ambos estão na mesma região, que é marcada por desafios como os conflitos agrários e a violência do campo. Porém há também abundância de água e muita terra para a plantação, além de ser próxima da Região Metropolitana o que facilita o escoamento da produção de alimentos. 

 

A campanha  “Sindicato de Portas Abertas” foi destaque na apresentação das experiências de ações sindicais de êxito. Os sindicatos de Barreiros, Vitória de Santo Antão, Paudalho e São Lourenço da Mata compartilharam as ações que vêm aplicando em seus territórios nos últimos anos.  

 

A Contag considera bastante satisfatória a conclusão da terceira etapa das oficinas de base, que plantaram grandes e importantes compromissos que os Sindicatos, Fetape e Contag assumem para os próximos anos visando fortalecer a agricultura familiar e a organização sindical no estado. “Foi um processo muito rico de escuta, debate e proposição. Sob a liderança da Fetape, renovamos a esperança de manter um sindicalismo rural forte e comprometido com a democracia, os direitos, o desenvolvimento sustentável e a justiça social. Agora é executar e monitorar o que foi planejado para colhermos os frutos que desejamos e precisamos”, falou o presidente da Contag, Aristides Santos.

 

 Fonte: Shaynna Pidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.