Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape participa de debate sobre agrotóxicos e danos à saúde da população rural em encontro do TRTs, no Recife

No Brasil, o estado do Ceará é o único que possui uma lei contra a pulverização aérea de agrotóxicos. Enquanto isso o país segue como o maior consumidor de venenos no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.  O assunto que tem impactado na saúde da trabalhadora e do trabalhador rural foi tema do 1° Encontro dos Programas Trabalho Seguro dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste nesta sexta-feira, 23. 

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, foi convidada para o painel sobre o tema "o uso de agrotóxicos por dispersão aérea na agricultura e fruticultura e sua correlação com doenças do trabalho". O ministro do TST e coordenador nacional, Alberto Bastos Balazeiro, falou o adoecimento da população do campo com o uso de agrotóxicos na lavoura. "Um tema dessa gravidade não pode ter atendimento primário. A confirmação do adoecimento demora uns 30 anos. Mas já avançamos muito, pois estamos começando a ter dados no Brasil sobre adoecimento", diz o ministro. 

Cícera destacou a importância dos poderes se somarem nesta luta contra o envenenamento da população. "Precisamos de políticas e poderes ao nosso lado para avançarmos". Também foram palestrantes a médica e pesquisadora da Fiocruz, Idê Gomes, o professor da UFPE, Delson Laranjeira, e o deputado estadual Doriel Barros. O encontro aconteceu na Escola do Judiciário, no Recife.


Fonte e imagens: Ylka Oliveira 

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.