Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape realiza giro no estado para dialogar sobre os programas estratégicos trazidos pelo Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025
Os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar se deparam com diversos desafios no seu dia a dia, e, para garantir o suporte necessário, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) conquistou o Plano Safra da Agricultura Familiar.
Cumprindo seu papel de assessoria, a Fetape, por meio da Diretoria de Política Agrícola, tem realizado um giro pelos 10 Polos Sindicais de Pernambuco para dialogar sobre os programas estratégicos trazidos pelo Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025.
Os encontros são realizados com a presença da Diretoria de Política Agrícola, o diretor do Polo, assessorias da federação, dirigentes sindicais e representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil responsáveis pelo território. Na pauta estão: as mudanças e alterações do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) trazidas pela última Portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que reconhecidamente é o principal documento de acesso a toda e qualquer política pública disponibilizada para a classe de agricultores e agricultoras familiares; detalhamento acerca das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os procedimentos de abertura da safra 2024/2025 do Programa Garantia-Safra, que é um dos grandes programas de transferência de renda que auxilia quem perdeu sua produção devido às estiagens que afetam o semiárido.
O diretor de Política Agrícola da Fetape, Antônio Neto, pontua: “Temos uma parceria muito boa com as instituições financeiras e cooperativas de crédito e temos convidado esse pessoal para estar conosco no giro pelos Polos. A partir disso, o Sindicato tem colocado as demandas dele, algumas que estão represadas, algumas que estão chegando e com certeza temos avançado. A partir do momento que a gente está com o banco ou a cooperativa de crédito, avançamos porque eles também vão solucionar alguns problemas e algumas dificuldades que o sindicato está tendo”.
O Diretor de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do Sindicato de Brejo, no Agreste Central, Adelson Júnior, participou do encontro com seu Polo e avaliou: " A atividade foi excelente para o desenvolvimento rentável dos agricultores e agricultoras, a Fetape tem essa importância de levar novidades para todos os dirigentes sindicais".
Até agora, o giro já passou pelos Polos Agreste Central, Agreste Setentrional e Sertão do Araripe. Confira abaixo a agenda dos próximos encontros:
13/08 - Agreste Meridional
28/08 - Sertão Central
29/08 - Sertão submédio do São Francisco
30/01 - Sertão do Pajeú
10/09 - Mata Norte
11/09 - Mata Sul
13/09 - Sertão do São Francisco