Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape realiza 2º Conselho Deliberativo de 2024 com lançamento do Plano Safra e premiações da Campanha Sindicato de Portas Abertas

Nesta sexta-feira (02/08) foi realizado o segundo Conselho Deliberativo de 2024. De forma presencial, o Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, recebeu 114 sindicatos, 268 delegados e delegadas, totalizando 388 pessoas participantes.

Vários lideranças políticas e parceiros marcaram presença no conselho, entre eles, o presidente da Contag, Aristides Santos, o deputado estadual Doriel Barros, a presidenta da Fetaepe, Cristiana Andrade, e o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, abriu o conselho falando da importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural e Sustentável e Solidário (PADRSS) que defende a Agricultura Familiar e a vida dos agricultores e agricultoras familiares de todo o País.

A análise de conjuntura foi feita pela diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Socorro Silva. A educadora popular realizou um resgate histórico dos caminhos do sindicalismo rural, sua luta e a implementação de políticas públicas para classe trabalhadora rural a partir da entrada do MSTTR na política partidária. 

Ainda pela parte da manhã, ocorreu o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 que contou com a presença do superintende do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caetano De Carli, gerente do Banco do Brasil, Leonardo Lamenha, superintendente do Banco do Nordeste de PE, Wellinton Rodrigues e o gerente da Cresol, Felipe Henrique.

Caetano De Carli reconheceu que a criação do MDA é o resultado da luta sindical e dos movimentos sociais. “O Plano Safra da Agricultura Familiar não é uma política do MDA, executada pelos bancos, que têm o objetivo de ampliar a produção dos alimentos no País. Por meio da implementação dessa política, o governo federal pretende combater a alta dos preços dos alimentos”, disse o superintendente.

O lançamento do Plano Safra foi marcado pelas assinaturas de contratos de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) entre os agricultores familiares: Jurando Tenório Rodriguez e Daniele Bezerra de Oliveira e o Banco do Nordeste. E representando o Pronaf A, a assinatura de contrato entre o Banco do Brasil e agricultora familiar agroecologia Cícera Nunes.

Durante à tarde, houve orientações da Contag sobre a Resolução 019/2023 e apresentação da Política da Terceira Idade e Pessoas Idosas.

Encerrando o conselho, ocorreu a cerimônia de premiação da Campanha Sindicatos de Portas Abertas que premiou os sindicatos com melhor desempenho em vários quesitos. Os primeiros colocados de cada região ganharam uma moto, foram eles: Agrestina (Agreste), São Lourenço da Mata (Mata) e Ipubi (Sertão). E o segundo e o terceiro colocados receberam um kit informática e um kit animação, sendo eles Granito (Sertão) e Sanharó (Agreste).

Fonte: Shaynna Pidori 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.