Ir para o conteúdo principal

Notícias

Pernambuco no 2º Módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Nordeste

Aracajú (SE) recebeu dos dias 15 a 19 o 2º Módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Nordeste- 8ª Turma, realizado pela Enfoc.

O curso contou com 67 participantes dos nove estados do nordeste, entre essas pessoas estão dirigentes, funcionárias e funcionários dos sindicatos e das federações, pessoas da base de grupos de jovens e de mulheres e/ou que compõem a rede de educadores dos estados. Pernambuco tem representação da Diretoria de Organização e Formação Sindical da Fetape e da Rede De Educadores e Educadoras Populares da Enfoc-PE, contemplando as três regiões do estado: Zona da Mata, Agreste e Sertão.

O 2º módulo  do curso tem como eixo pedagógico “Memórias e Lutas Sociais”, e a turma se dedicou ao debate sobre “Sindicalismo: história, concepção e prática sindical”, além de compreender os projetos políticos em disputa no cenário político eleitoral, a importância de defender a democracia e a luta permanente pela consolidação do projeto de país defendido pelo MSTTR.

A Diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques ressalta: “A Enfoc vem promovendo essa transformação política no sentido de nos provocar a refletir sobre que tipo de educador e educadora nós estamos sendo, que tipo de dirigente sindical nós queremos ser e de que forma a gente pode resgatar nossa história para nos tornarmos guardiões dessa memória e dessa luta. Porque essa é uma luta que a gente não verá sistematizada nas páginas dos ditos grandes jornais, por exemplo. Então nós temos a missão de escrever essa história para fazer com que ela não seja apagada ao longo dos anos”.

Lázaro Silva, Diretor de Organização Sindical de Juventude do Sindicato de São José do Egito, que compõe a Rede da Enfoc-PE acrescentou: “É uma oportunidade que temos de se conectar enquanto rede e enquanto movimento. Está sendo uma experiência muito positiva para mim porque está reacendendo a chama do significado e da importância que tem o movimento sindical e a prática sindical”.



Enfoc, lugar de transformação! 

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.