Ir para o conteúdo principal

Notícias

Polos Sertão do Araripe e São Francisco recebem 3ª etapa das Oficinas de Base

“A gente tem a certeza que a força que move a enxada é a mesma que movimenta o país”, presidenta do sindicato de Dormentes, Rosalina Nunes Nascimento.



Salgueiro  foi a cidade escolhida para sediar mais uma Oficina de Base em Pernambuco, atividade que compõe a 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e é realizada pela Contag, Fetape e Sindicatos em parceria com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Oficina aconteceu nos dias 09, 10 e 11 e contou com os 11 sindicatos dos Polos Sertão do Araripe: Araripina, Bodocó, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade e os 6 do Polo Sertão do São Francisco: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, somando 83 participantes além da diretoria da federação e seus funcionários e funcionárias.

A programação das Oficinas conta com um espaço para que os Sindicatos compartilhem experiências exitosas em seus territórios, inspirando uns aos outros e promovendo debates que qualificam a prática sindical. Nesta atividade, quatro sindicatos trouxeram seus destaques: o STR de Moreilândia destacou a importância de utilizar as tecnologias para melhor agilidade e organização de questões burocráticas e contábeis; Ouricuri apresentou sua Campanha do Sindicato de Portas Abertas, levando seus serviços para vilas, povoados e áreas remotas;  Santa Santa Maria da Boa Vista também falou da importância de movimentarem a vida do agricultor e da agricultora rural levando as ações do sindicato para as comunidades e Dormentes exibiu alguns produtos de comunicação, expôs como tem sido satisfatório a realização do Programa Jovem Saber, o Encontro de Aposentados e Pensionistas e o Encontro de Mulheres e ressaltou a presença nos assentamentos, promovendo ações que fortalecem a luta pela reforma agrária.

O acesso à terra foi ponto de pauta nos debates, o Polo Sertão do São Francisco tem ligação com a Diretoria de Política Agrária da Federação uma vez que a diretora da pasta, Rozário França, é natural da região. Em sua fala, Rozário trouxe: "Quem tem terra, tem um instrumento importante de proteção da sua vida, de proteção da sua família", reforçando a função social da terra. 



O Diretor de Política Agrícola da Fetape, Antônio Neto, é do Polo Sertão do Araripe e avaliou: “Os Sindicatos saem dessa oficina fortalecidos pois chegam aqui com ânsia de aprender para melhorar e inovar na sua relação com a base”.


O presidente da Contag, Aristides Santos, esteve na atividade e pontuou: “Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado". 

Um dos pontos de debate trouxe as eleições como espaço estratégico na luta por direitos, onde Cícera Nunes, Presidenta da Fetape, pontuou: “Precisamos reafirmar nosso projeto político nessas eleições e o sindicato é um instrumento da nossa categoria e que deve apoiar candidaturas que apoiem a Agricultura Familiar”.

 

 

Matéria: Giovanna Revoredo e Shaynna Pidori
Fotos: Shaynna Pidori

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.