Ir para o conteúdo principal

Notícias

3ª etapa das oficinas de base promove integração entre os Polos Sindicais dos Agrestes Central e Setentrional, Fetape e Contag

Começou a 3ª etapa das Oficinas de Base em Pernambuco, realizadas pela Contag e Fetape, com os Polos dos Agrestes Central e Setentrional, nos dias 27, 28 e 29 de maio, na cidade de Gravatá. A atividade faz parte da 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e contou com a participação de cerca de 84 homens e mulheres.

"A base é a raiz do movimento sindical. Somente com essa sustentação firme é que poderemos seguir nossas lutas por direitos para a classe trabalhadora rural. Sempre cuidando da sustentabilidade política e financeira do movimento foi que alcançamos 62 anos de desafios superados e de conquistas em Pernambuco ", pontuou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, em sua fala na abertura da atividade.

O vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, que é do Polo do Agreste Central, ressalta a importância da realização dessas oficinas para o fortalecimento do MSTTR: “Além de promover um momento de integração entre os sindicatos dos Polos do Agreste Central e Setentrional, Fetape e Contag, também nos atualiza sobre as novas estratégias neste contexto de retomada de políticas públicas”. O Polo assumiu o compromisso de fortalecer a agricultura familiar, as eleições de 2024 e a sustentabilidade político-financeira.


Já o Agreste Setentrional priorizou a organização da produção e acesso a mercados, o fortalecimento da participação do MSTTR nos Conselhos, as eleições de 2024, a sustentabilidade político-financeira e a comunicação. O Diretor de Políticas para Juventude da Fetape, José Severino (Dedé), que é desse Polo, avalia: “A atividade nos trouxe dados que apontam desafios a serem superados pelo MSTTR, potencializando nossa prática sindical e incentivando os sindicatos a caminharem de mãos dadas com a base na organização da produção. Além disso, revelou a necessidade de fortalecer a comunicação cada vez mais no nosso território”.

Além dos diretores citados, a Diretora de Política para as Mulheres da Federação, Adriana do Nascimento, representações dos sindicatos dos Polos envolvidos, a representante do Senar, Crissanny Oliveira, o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), o deputado estadual Doriel Barros (PT) e o presidente da Contag, Aristides Santos estiveram presentes. 

“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.