Ir para o conteúdo principal

Notícias

Oito de Março, mais um dia de Luta

O “8 de março” foi mais um dia de LUTA pela construção de um projeto de melhoria de condições de vida para os agricultores e agricultoras familiares do estado de Pernambuco.  

INCRA – durante a amanhã, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes e o assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Plácido Junior se reuniram com o superintendente estadual do INCRA, Givaldo Cavalcante. O objetivo da reunião foi monitorar e planejar ações efetivas que garantam uma melhor condição de vida as famílias assentadas, acampadas e em conflito. A Fetape solicita a priorização de ações que solucione os conflitos agrários e os créditos que estão sendo viabilizados às famílias assentadas. Também, solicita ao INCRA a realização de vistorias e o auxílio da organização da produção e comercialização da produção dos assentamentos.


Estiveram presentes Alexandre Conceição (MDA), Caetano De Carli (MDA) e Bruno Ribeiro, assessor jurídico da Fetape, e representando a diretoria de Política Agrária da federação, Marcílio Oliveira. 

Banco do Nordeste (BNE) – À tarde seguiu com a reunião com o recém empossado assessor executivo da Presidência do BNE, Hugo Luiz Queiroz e com o gerente de Microfinanças, Evandro Sousa. Cícera Nunes expôs o histórico de luta do movimento sindical de Pernambuco pelo acesso a créditos e a importância de que o crédito chegue a quem alimenta o país. “A nossa agricultura não é pequena, ela é grande, porque é ela que sustenta a alimentação do País”, afirmou a representante dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco. 


Queiroz demonstrou bastante preocupação com a campanha de Renegociações das Dívidas, “é preciso priorizar essa questão para que todos agricultores inadimplentes possam regularizar sua situação e assim poder acessar a outros créditos, comentou o executivo.

A Fetape se reunirá outra vez com o BNE para definir o lançamento do Plano Safra dando seguimento da proposta de realizar lançamentos regionais.

8 de Março – Do BNE, Cícera Nunes seguiu para o ato no Parque Treze de Maio. Mais de 5 mil mulheres se reuniram sob o lema "Pela vida das mulheres: pela legalização do aborto, contra o racismo ambiental e as violências, não às privatizações!".
A manifestação foi construída pelos coletivos feministas que agruparam as mulheres que atuam nos movimentos sociais, sindical e partidário.


Cícera representou as Margaridas em Recife puxando o lema “Mulheres na política muda a política e constrói bem viver”.

 

A Featape e os SRTs estão promovendo ações durante todo o Mês de Março, acompanhe nas nossas redes a luta das Margaridas de Pernambuco.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A AGENDA OFICIAL MARÇO DE LUTAS 2024 EM PE


Fotos e reportagem: Shaynna Pidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.