Ir para o conteúdo principal

Notícias

Projeto CNH Rural está com inscrições abertas em Pernambuco

 

O Projeto CNH Rural é de autoria do mandato popular do deputado estadual Doriel Barros (PT), elaborado a partir da escuta às demandas dos agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco, e tem o objetivo de possibilitar que essas pessoas tenham acesso a todas as etapas do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira gratuita. O Projeto segue com as inscrições abertas no site do Detran até o dia 06 de abril deste ano.


“Essa é uma política pública importante, a CNH é um documento o qual todas as pessoas têm direito. No campo, o Projeto CNH Rural vai contribuir tanto na parte da organização social quanto na organização da produção do agricultor e da agricultora, para que comercializem a sua produção,  pontua a presidenta da Fetape, Cícera Nunes. Ela ainda destaca que “o projeto contribui também para que a população do campo possa andar livremente no campo e na cidade com sua família. Isso também interfere na autoestima, na felicidade dessas pessoas que estão acessando esse direito”.

Na última segunda-feira (05), a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve em Carnaubeira da Penha,no Sertão, onde anunciou 12 mil novas inscrições, além de garantir a entrega da CNH para mais de 8 mil pessoas que estão na fila. “Essa é uma política pública importante para garantir dignidade e cidadania para o povo de Pernambuco”,  afirmou o deputado estadual Doriel Barros, durante sua fala no evento.


Como eu faço a minha CNH Rural?

Para inscrever-se é necessário acessar o site do Detran Pernambuco e clicar no ícone “INSCRIÇÃO”, que está logo no início da página sobre o Projeto CNH Rural.

Para se inscrever no Programa, é necessário:

  • Comprovar domicílio no estado de Pernambuco;
  • Preencher os requisitos previstos pela legislação de trânsito,
  • Possuir comprovante de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF ou ser integrante de Unidade Familiar de Produção Agrária comprovável por meio de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
  • Possuir CNH nas categorias A ou B, no caso de inscrição para Adição de Categoria;
  • Possuir CNH nas categorias A, B ou AB, no caso de inscrição para Renovação de CNH.

 

Ao clicar no ícone, você será direcionado para uma nova página que contém todas as etapas que serão necessárias para a conclusão do processo seletivo. Ao final dessa mesma página, é só clicar em “Aceito e concordo com os termos estabelecidos nas instruções acima” e em seguida no ícone verde “FAZER INSCRIÇÃO”. 

 

Para finalizar, é só informar os seus dados e seguir com o cadastramento.


Você também pode procurar o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais agricultores e agricultoras familiares (STR) do seu município para tirar dúvidas e receber ajuda para realizar sua inscrição. 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.