Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape promove Seminário para debater organização da produção de alimentos e o acesso a mercados em PE
Nos dias 05 e 06 de dezembro a Fetape realizou o Seminário Estadual da Agricultura Familiar: Organização da Produção e Acesso a Mercados na cidade de Pesqueira, no Agreste Meridional do estado. O encontro contou com um público de mais de 130 participantes dos dez Polos Sindicais do estado. O objetivo foi promover o debate sobre os processos de gestão e comercialização e os desafios de trabalhar processos de gestão coletiva.
A mística trouxe a importância da produção de alimentos agroecológicos pelas mãos de agricultoras e agricultores familiares, e que chegam à mesa da população do campo e da cidade. O evento contou com a presença da presidenta da Fetape Cicera Nunes, do deputado estadual Doriel Barros, do gerente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Pernambuco, Caetano De Carli, do superintendente do INCRA-PE, Givaldo Cavalcante, do presidente da Unicafes, Cleiton Medeiros, o representante de Crédito do Banco do Brasil, Rafael Vasconcelos, representantes do Banco do Nordeste.
A organização da produção e o acesso aos mercados foi discutido em plenária com contribuições do encarregado do setor de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento da Conab, Rodrigo Rogério da Silva, que falou sobre as políticas de distribuição de cestas, o levantamento de safras, custos de produção, a compra de sementes e formação de estoques, termos de pactuação para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A nutricionista da Secretaria Estadual de Educação, Patrícia Lira, fez um resgate da trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no país, desde a situação de fome, a campanhas de merenda escolar na década de 1950, as diretrizes do PNAE. “Alguns dos alimentos disponibilizados para as regionais são a abóbora, cará, banana pacovan, macaxeira, macaxeira e um mix de caprinos”, explicou a nutricionista.
O segundo dia do Seminário trouxe para o centro do debate a Agroecologia e o Cooperativismo como referência para a Organização da Produção e Acesso a Mercados. O agroecologista e representante do gabinete do deputado estadual Doriel Barros, Flávio Duarte, destacou a disposição dos mercados locais, a participação de agricultores e agricultoras sindicalizadas e atuantes nas feiras.
“Em 2005 fizemos o primeiro encontro de feiras agroecológicas. Em 2015 fizemos o segundo encontro. No Recife, as feiras (são 80) usam o mesmo preço. Mas hoje o Brasil ainda é campeão no uso de agrotóxicos e aqui é a zona franca. Precisamos mudar essa realidade”, disse Flávio Duarte.
O representante da UNICAFES, Cleiton Medeiros, mostrou a atuação da cooperativa e as perspectivas futuras que envolvem formação contínua, assessoria estadual, parcerias para graduação e especializações, além do contexto econômico e social da federação.
Entre os encaminhamentos finais do Seminário foram apontadas ações fundamentais para a sustentabilidade do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR-PE), como: realizar a feira estadual da agricultura, periodicamente; articular a criação de um sistema de comercialização do MSTTR-PE e a implementação de uma Central; organizar os processos produtivos na perspectiva de convivência com o semiárido e de reestruturação da zona da mata, fortalecendo a participação da pessoa idosa e da juventude rural; articular a universidade e outras instituições públicas federais para ampliação das compras; buscar a implementação do CAF; promover formação contínua de agricultores/as, técnicos/as e entidades parceiras; realizar articulações para compras do PAA e PNAE;
“Este Seminário é fundamental para nos trazer perspectivas futuras para a agricultura familiar no estado de Pernambuco”, apontou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.
O Seminário é uma das ações do Projeto Fortalecer – Organização da Produção e Acesso a Mercados é fruto de Emenda Parlamentar do deputado federal Carlos Veras e do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.