Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape participa de audiência pública que trata dos impactos da usinas eólicas em Pernambuco
Energia Eólica e o Ecossistema - Impactos e Soluções foi o tema de Audiência Pública realizada hoje (04) no auditório Ênio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Fetape participou do debate por meio da presidenta Cícera Nunes, que contou também com a participação dos deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros e a deputada Rosa Amorim, representantes de organizações que atuam no campo, da Defensoria Pública, de pesquisadoras e pesquisadores de universidades públicas, do Consórcio Nordeste e do Governo Federal.
O agricultor de Caetés, no agreste meridional, seu Simão, fez um relato de que não reside mais no sítio Pau Ferro, propriedade particular, em virtude dos impactos dos aerogeradores da Usina próximo a sua casa na área rural. “Eu não tive escolha, fui obrigado a ir para a cidade pagar aluguel. Passei de agricultor a visitante da minha propriedade, de onde eu tirava meus sustento. Mas para mim o impacto além de econômico foi sentimental.” relatou Seu Simão.
A audiência cobrou que as empresas garantam o distanciamento de torres eólicas das moradias de agricultores e agricultoras, a proteção ao meio ambiente, ao bioma Caatinga, que sejam assegurados não só indenizações financeiras, mas o reassentamento das famílias em outras áreas, com acesso à água para continuidade da produção de alimentos e a criação de animais, além de outras iniciativas fundamentais para o bem viver dessas famílias no campo.
A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, reforçou em sua fala que o povo do campo não está contra o desenvolvimento sustentável: “É importante lembrar que não estamos contra o que se chama desenvolvimento ou energias renováveis. Estamos propondo que existam vidas no nosso estado e que o meio ambiente seja respeitado. O modelo aplicado é um modelo sem lei, que tira vidas e agride o meio ambiente.”
Fotos: Matheus Nogueira