Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Encontro discute regularização de assentamentos e aponta estratégias de reestruturação produtiva na Zona da Mata
A Fetape realizou reunião na manhã desta quarta-feira (30), no município de São José da Coroa Grande, na Mata Sul, com lideranças das associações dos assentamentos do município, Prefeitura Municipal, os sindicatos de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso e Bonito, além de técnicos da Ecoterra e Ascocip. Pela Fetape, estiveram presentes a diretora de Política para o Meio Ambiente, Ivanice Melo, e a assessoria da diretoria de Política Agrária.
Na pauta, a regularização das/os assentadas/os que se encontram com algum bloqueio ou impedimento de acessar as diversas políticas públicas do INCRA e a organização produtiva dos assentamentos.
Na Zona da Mata Sul, historicamente predomina o cultivo da monocultura da cana de açúcar que ocupa grandes áreas e, agora, há uma migração para a bovinocultura de corte. Ao longo dos anos, os monocultivos têm gerado problemas ambientais, sociais e econômicos na região.
A Fetape tem estratégia definida para o que chamamos de “Reestruturação Produtiva da Zona da Mata”. Assim, foram apresentadas diversas alternativas produtivas para as áreas de assentamentos, a exemplo da criação de peixes, produção de hortaliças e fruticultura, situações possíveis de serem implantadas, monitoradas e que gerem renda, buscando o bem viver das famílias.
A diretora da Fetape, Ivanice Melo, avalia como de fundamental importância da regularização e estruturação produtiva dos assentamentos. Ressalta o papel importante da Fetape em criar um ambiente de parcerias para viabilizar as ações nas áreas de assentamento e valoriza também o bom diálogo com o INCRA na pessoa do superintendente Givaldo Cavalcanti e sua equipe.