Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Margaridas de Pernambuco unidas pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver
Fetape e Enfoc concluíram o 2º curso Estadual da Enfoc de Formação Política de Mulheres em preparação a Marcha das Margaridas 2023
“É compromisso nosso manter a chama da revolução acessa. É compromisso nosso lutar pelo fim de todas as formas de violência, contra o racismo e contra a homofobia”. O verso recitado pela educadora popular e poetisa Kátia Patriota coroou o encerramento do 2º Curso Estadual da Enfoc-PE de Formação Política de Mulheres. Margaridas pelo Bem Viver - Turma Adriana do Nascimento e Jenusi Marques, na última sexta-feira (21), no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns.
Como sinal de aliança e compromisso com a luta das mulheres e com a 7º Marcha das Margaridas, as participantes do curso - mulheres lideranças sindicais e parceiras da Marcha no estado - trocaram entre si o anel de tucum, feito de madeira forte e resistente.
“Concluímos esse terceiro módulo com a certeza que as mulheres compreenderam que nós temos um lugar de fala na sociedade e que esse lugar não nos é dado de presente, ele é conquistado a partir da nossa organização e da nossa luta”, avaliou a diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques.
Foram três módulos com atividades do tempo escola e do tempo comunidade, totalizando uma carga horária de 116 horas, no período de 17 de abril a 21 de julho de 2023. Durante esse processo foram realizados vários debates, aprofundando diversos conteúdos, além de vivências, oficinas pedagógicas, metodologias e reflexões sobre conceitos que irão estimular o protagonismo das mulheres na coordenação da 7ª Marcha das Margaridas, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília-DF.
“Vivenciar o processo formativo com as mulheres tem um diferencial porque nós crescemos juntas e aprendemos juntas. E foi isso que nós vivenciamos durante esses três módulos: crescimento individual e coletivo e desenvolvimento das habilidades e das várias criatividades”, destaca Jenusi.
Durante o terceiro módulo também foi realizada a chamada “Transformatura”, um momento de celebração potente e emocionante. As mulheres partilharam o significado do curso e também fizeram uma homenagem as diretorias Adriana do Nascimento e Jenusi Marques, escolhidas como nome da Turma. Foi também o momento de entrega dos certificados. O grupo que chegou tímido no primeiro módulo finaliza esse processo com muita unidade e consciência do seu papel na construção da Marcha das Margaridas.
“A gente sai do curso com um balanço muito positivo com o entendimento de que esse processo não se encerra na conclusão da sua terceira etapa porque estamos ainda em processo da ida a Brasília e retornando a gente tem um papel importante que é monitorar a execução de políticas públicas para as mulheres do campo, das águas e das florestas, a partir da Marcha das Margaridas”, destaca a diretora de Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento.
Práticas integrativas, autocuidado e saúde – Durante todos os módulos o tema do autocuidado foi trabalhado na perspectiva de que cuidar de si é importante para cuidar do outro. Foram feitas várias práticas integrativas e momentos de relaxamento, respiração e meditação. Uma equipe também esteve de plantão durante todo o curso cuidando da saúde das mulheres por meio de massagens e terapias. Outro destaque foi a alimentação, sendo uma parte adquirida da agricultura familiar.
Pernambuco na Marcha – Cerca de 3 mil mulheres pernambucanas irão marchar em Brasília. A expectativa é grande para essa mobilização que é considerada hoje a maior ação política de mulheres da América Latina. O lema esse ano é Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver.
Fotos:
Giovanna Revoredo - Asssessoria de Comunicação da Fetape
Matheus Nogueira - Assessoria de Comunicação Dep. Doriel Barros