Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
MDA se reúne com movimentos populares do campo para reconstruir o Crédito Fundiário em Pernambuco
Na manhã desta quarta-feira (05), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou uma reunião, na sede do Incra, no Recife, com representantes de movimentos e organizações populares do campo sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A agenda foi organizada pelo coordenador do MDA em Pernambuco, Caetano de Carli, e pelo coordenador geral do Programa, Hebert Pereira. A atividade faz parte de um giro pelo país que tem como objetivo retomar parcerias na reconstrução do PNCF.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário tem como objetivo facilitar o acesso do homem e da mulher do campo à terra e à infraestrutura através de um financiamento de crédito rural. Para participar do programa é necessária a construção de um Projeto Técnico de Financiamento, além de uma série de documentos. Para saber mais acesse:https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/mda/credito
A Fetape esteve presente na reunião, representada pela diretora de Política Agrária da Fetape, Rosário França, a diretora de Política do Meio Ambiente, Ivanice Melo, e assessorias. Representantes do Serta, do MST, do MCP, da Via do Trabalho e do mandato do deputado estadual Doriel Barros também marcaram presença.
Na reunião foram apontados os desafios enfrentados pelas associações e sindicatos nos últimos seis anos, desde o golpe de 2016. As principais queixas foram relacionadas à demora na análise e aprovação da documentação, o que levou a uma perda de credibilidade do programa pela população.
O coordenador geral do PNFC, Hebert Pereira, levantou a necessidade de mobilização e difusão do programa no estado, além da realização de uma análise do crédito fundiário em Pernambuco e definiu encaminhamentos práticos para retomar com empenho o programa no estado. Ele apontou também o aumento na linha de crédito social e da juventude e a mudança da renda de enquadramento para acesso ao programa e dos valores de financiamento para aquisição de terras.
A Diretora de Política Agrária da Fetape, Rosário França, avaliou o encontro como positivo e ressaltou a expectativa da Federação na retomada do programa com rapidez e eficiência junto aos movimentos sociais.