Ir para o conteúdo principal

Notícias

Governo Federal responde demandas do 4º Festival Nacional da Juventude Rural

No último dia do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, em 27 de abril, a caminhada de cerca de 5 mil jovens rurais de todos os estados do país foi recebida pelo governo federal, que marcou o ato com a entrega do Caderno de Respostas em referência às pautas e demandas sistematizadas e encaminhadas ao presidente Lula pelo festival.

A juventude foi recebida por uma comitiva do governo, capitaneada pela secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, autoridade que fez a entrega do documento ao grupo reunido.

Ela listou os ministérios mobilizados nas negociações: Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Turismo, Comunicações, Educação, Cultura e Saúde.

“O Ministério das Comunicações vai entrar com o programa para internet rural para aumentar a velocidade da banda larga no meio rural. O Meio Ambiente, com chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com, no mínimo, 30% de jovens. O Ministério do Trabalho e Emprego vai reeditar o Consórcio Social da Juventude Rural. Ministério da Educação vai homologar o parecer do Conselho Nacional da Educação que reconhece a pedagogia da alternância como estratégia de formação dos sujeitos”, pronunciou a secretária executiva.

Maria Fernanda fez outros anúncios, bem como outros representantes do governo, a exemplo do crédito fundiário para a juventude rural e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

O presidente da Contag, Aristides Santos, que esteve presente ao ato, explicou que o anúncio feito no encerramento do festival traz uma parte das medidas negociadas com o governo. Outra parte será anunciada no Plano Safra, na resposta das negociações dos demais pontos da Pauta do Grito da Terra Brasil e também da Marcha das Margaridas, em agosto.

“Ao voltar para os seus estados, levem o recado do 4º Festival que foi um sucesso. Foi bastante mobilizado, discutido e valorizado pelo governo e pela sociedade”, destacou o dirigente.

 

 *Com informações do site da Contag

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.