Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Governo Federal responde demandas do 4º Festival Nacional da Juventude Rural
No último dia do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, em 27 de abril, a caminhada de cerca de 5 mil jovens rurais de todos os estados do país foi recebida pelo governo federal, que marcou o ato com a entrega do Caderno de Respostas em referência às pautas e demandas sistematizadas e encaminhadas ao presidente Lula pelo festival.
A juventude foi recebida por uma comitiva do governo, capitaneada pela secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, autoridade que fez a entrega do documento ao grupo reunido.
Ela listou os ministérios mobilizados nas negociações: Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Turismo, Comunicações, Educação, Cultura e Saúde.
“O Ministério das Comunicações vai entrar com o programa para internet rural para aumentar a velocidade da banda larga no meio rural. O Meio Ambiente, com chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com, no mínimo, 30% de jovens. O Ministério do Trabalho e Emprego vai reeditar o Consórcio Social da Juventude Rural. Ministério da Educação vai homologar o parecer do Conselho Nacional da Educação que reconhece a pedagogia da alternância como estratégia de formação dos sujeitos”, pronunciou a secretária executiva.
Maria Fernanda fez outros anúncios, bem como outros representantes do governo, a exemplo do crédito fundiário para a juventude rural e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.
O presidente da Contag, Aristides Santos, que esteve presente ao ato, explicou que o anúncio feito no encerramento do festival traz uma parte das medidas negociadas com o governo. Outra parte será anunciada no Plano Safra, na resposta das negociações dos demais pontos da Pauta do Grito da Terra Brasil e também da Marcha das Margaridas, em agosto.
“Ao voltar para os seus estados, levem o recado do 4º Festival que foi um sucesso. Foi bastante mobilizado, discutido e valorizado pelo governo e pela sociedade”, destacou o dirigente.
*Com informações do site da Contag