Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape participa do relançamento do PAA do governo federal em Pernambuco

Se a gente ajudar todo mundo a plantar e a gente tiver condições de fazer com que todo mundo possa comprar, ninguém vai passar fome nesse país. Vai comer abóbora, melancia, melão”. Com essa fala, o presidente Lula fez o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no ginásio de esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, no Recife (PE), na tarde dessa quarta-feira (22).

Acompanhado de ministros e ministras, o presidente destacou o potencial da agricultura familiar no país. E, sobretudo, o quanto agricultores e agricultoras têm em mãos um grande potencial de produção de alimentos saudáveis para a mesa da população brasileira.

Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer um pedaço de pão. Deus me fez chegar até aqui. E eu não vou descansar enquanto esse povo não comer três vezes por dia”, colocou, emocionado, o presidente. O ato de relançamento do PAA trouxe também um reajuste no valor individual que poderá ser comercializado por agricultores e agricultoras familiares, como também mais facilidade de acesso para indígenas, povos de comunidades tradicionais e para as mulheres. Nas modalidades Doação Simultânea, Compra Direta e Formação de Estoque, o valor será de R$ 15 mil.

Entre os ministros presentes, Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), anunciou o Programa de Organização Produtiva Econômica das Mulheres Rurais (POPMR). As mulheres vão poder comercializar produtos direto de seus quintais produtivos. Teixeira também lembrou da importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da garantia de que estados e municípios precisam destinar 30% dos gastos com compra de alimentos para os produtos advindos do PNAE.

Outros anúncios importantes foram feitos, como a volta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a realização do projeto Semeando Resiliência em Comunidades Rurais do Nordeste, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibilizará crédito de R$ 1 bilhão para atender 250 mil agricultoras do Nordeste.

Quem não vive do campo depende do campo para viver. Nós seguramos essa nação de alimentação nos anos de pandemia, não baixamos a guarda pois somos esperança igual ao senhor, presidente Lula. Mas, nós precisamos de direitos e respeitos. Garantimos no Brasil 70% da alimentação brasileiro, e, em Pernambuco, 73%.”, destacou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, que discursou durante o ato de ontem (22). Cícera cobrou investimentos em Pernambuco e no Brasil, e cobrou da governadora Raquel Lyra políticas públicas para o estado.

O presidente da Contag, Aristides Santos, a secretária de Mulheres da Contag, Mazé Moraes, o deputado estadual Doriel Barros e o deputado federal Carlos Veras também estiveram presentes ao evento. A diretoria da Fetape, dirigentes sindicais, comitivas do Sertão, Agreste e Zona da Mata, prefeitos e prefeitas prestigiaram esse momento de reconstrução de políticas sociais para o campo, um marco na retomada da segurança alimentar e no combate à fome no país.

 

Confira mais imagens no nosso Facebook ou na nossa página no Instagram.


Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.