Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape finaliza Planejamento 2023-2026 em Carpina apostando em ações integradas estratégicas
Nos dias 06 e 07 de março, a Fetape realizou a segunda e última etapa do Planejamento Estratégico 2023-2026, no Centro Social Euclides do Nascimento, em Carpina (PE). O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre diretores e diretoras, suplentes e assessores e assessoras da federação. O planejamento trouxe com resultado a criação de um Plano Operacional Anual, que orientará as ações ao longo de 2023, com objetivos, metas e indicadores.
“Ninguém nasce sabendo tudo, a gente aprende, e o planejamento é isso: a gente vai aprendendo no processo, vai planejando e executando depois, de forma coletiva. O que estamos trazendo é: vejam o todo, vamos olhar o planejamento no polo, mas interligando o polo à federação. A gente está falando muito sobre interligação, gestão integrada, que está na nossa missão. E, se queremos fazer ações no estado, a gente também precisa mobilizar os sindicatos para que eles façam sua parte”, apontou Cícera Nunes, presidenta durante o dia de abertura.
Foi o momento de revisitar discussões e aprendizados da primeira etapa do planejamento, como a memória da Fetape trazida pela professora Socorro Silva e a análise de conjuntura das falas dos deputados Carlos Veras e Doriel Barros e da economista Tânia Bacelar. O grupo reforçou as novas missão, visão e valores da organização e se voltou aos eixos prioritários indicados na primeira etapa.
“Esse planejamento da gestão da Fetape trouxe um momento muito lúcido para refletir de forma coletiva e fazer a leitura do nosso contexto político. O desafio agora foi, a partir do diagnóstico fruto das oficinas de base e do congresso, eleger as prioridades. Culminamos no Plano Operacional Anual para 2023. Agora, nos resta pegar a estrada, tirar a poeira do sapato, correr contra o tempo e implementar as ações prioritárias, estratégicas e transversais.” reforçou Paulo Roberto Santos, diretor de Finanças e Administração.
Ainda no primeiro dia, foram formuladas e identificadas as ações de cada um dos dez eixos prioritários propostos a partir da reunião em grupos, reforçando a ideia de gestão integrada. O segundo dia, por sua vez, provocou a identificação das ações das diretorias junto com suas assessorias, com apresentação coletiva e espaço para destaques e observações.
O planejamento ainda lembrou a partida do companheiro Sebastião José Barbosa da Silva no final de semana anterior. Sebastião foi vice-presidente da Fetape, diretor de Finanças e ex-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Petrolina. Sebastião, presente!
“A gente sai desse planejamento com o sentimento de que a Fetape está compreendendo cada vez mais essa necessidade de ações coletivas, ações integradas para um maior fortalecimento da agricultura familiar no estado. Minha satisfação é enorme, por perceber que tudo aqui foi construído com esse pensamento de integrar cada vez mais as ações, as direções e também dialogando com aquilo que foi apontado nas oficinas de base da Contag”, arrematou Jenusi Marques, diretora de Organização e Formação Sindical.