Ir para o conteúdo principal

Notícias

Oficina de base reuniu lideranças do Sertão do Araripe e do São Francisco para reflexão sobre a ação sindical, em Ouricuri (PE)

Nos dias 05 e 06 de outubro, lideranças e dirigentes sindicais dos Polos do Sertão do Araripe e do São Francisco participaram da 2ª etapa das Oficinas de Base promovidas pela Fetape e Contag, em Ouricuri, com o tema “Ação e prática sindical planejando ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário”.

As oficinas têm como objetivo fortalecer a ação e prática dos sindicatos na base, o protagonismo das lideranças e dirigentes, além de realizar um mapeamento com a coleta de informações sobre a organização e organicidade sindical.



"A formação política e sindical e o trabalho coletivo sempre foram estratégias prioritárias da Fetape. Neste momento que iniciamos a segunda etapa das oficinas de base é fundamental refletir as ações que os Sindicatos e Fetape vêm realizando para que possamos construir ações que fortaleçam a luta política e sindical neste atual cenário que o Brasil e nosso estado vivem", disse a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

O assessor da secretaria de Política Agrária da Contag, Alonso Santos, destacou que as oficinas são momentos para potencializar as boas experiências de ações práticas e de analisar também o cenário das eleições de 2022 e o impacto do resultado das urnas na agricultura familiar.



“Já fizemos metade das oficinas previstas em todo o país. A medida que vamos realizando vão aparecendo compromissos e ideias para todo o Movimento Sindical Rural. Ao final, haverá um conjunto de compromissos e temas como sustentabilidade, comunicação, formação, juventude etc. O sentimento que saímos daqui é de uma colheita muito boa e da importância do trabalho de base”, avaliou Alonso.



A atividade contou com dinâmicas de trabalhos em grupos para os diversos debates sobre a realidade atual dos Polos Sindicais em Pernambuco, desde a organização e a vida dos sindicatos, como a prestação de serviços, como questões conjunturais: situação de desemprego, insegurança alimentar, o aumento da pobreza, a violência no campo, volta da fome, a discriminação de raça e sexo, entre outros assuntos.  



Os resultados das eleições de 2022 foram analisadas para identificar o fortalecimento político do MSTTR-PE. O deputado federal Carlos Veras, reeleito com mais de 127 mil votos, esteve presente na oficina e agradeceu o apoio dos sindicatos. O deputado estadual Doriel Barros, também foi reeleito e vai dar continuidade à luta do campo na Assembleia Legislativa.

Participaram desta Oficina a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, o deputado federal reeleito, Carlos Veras, o diretor de Política Agrícola, Antônio Neto, a diretora de Política Agrária, Rozário França, o diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Santos, a diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques, a diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, o diretor de Políticas para Juventude, José Severino da Silva (Dedé), o diretor de Política para Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais, Adimilson Nunis, a diretora de Meio Ambiente, Ivanice Melo, o diretor de Meio Ambiente da CUT-PE, Francisco Silva (Ferrinho), assessorias da Contag e dos Polos sindicais do Araripe e do Sertão do São Francisco.

 



Pesquisa aponta dados dos Polos Sindicais do Araripe e do São Francisco – Uma análise com os dados comparativos dos anos de 2019 e de 2022, de seis sindicatos do São Francisco e 11 do Araripe, foi apresentada em plenária. Entre os destaques o fato de que todos utilizam o SisContag, Plano Sustentar. A paridade de gênero também apareceu em 100% dos sindicatos.

Alguns desafios foram avaliados como reflexos do momento pós-pandemia: a pouca participação em conselhos de meio ambiente, terceira idade, saúde, educação, alimentação escolar, mulheres; e uma queda no número de filiados e filiadas em comparação ao ano de 2019.




Campanha Sindicato de Portas Abertas – Um panorama sobre as oficinas de base realizadas em todo o Brasil foi apresentado pelo assessor da Contag, Givanilson Silva. De acordo com os dados existem 3.887 sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares no Brasil, e mais de 1,4 milhão de aposentados/as sindicalizados/as no país.

 



O diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Santos, também trouxe reflexões sobre os números recentes da Campanha Sindicato de Portas Abertas. “Precisamos fazer uma repactuação com a nossa base. Onde há delegacias de base nossa luta avança mais. Por isso, precisamos fortalecer ações na base, inovar na nossa ação e oferecer serviços como o CAF e o ITR”, pontuou.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.