Ir para o conteúdo principal

Notícias

Encontro Regional do Sertão destaca organização sindical

O último encontro em preparação ao 11º Encontro Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares foi realizado nesta quarta-feira (30), em Salgueiro, no Sertão Central, contou com a participação de mais 220 lideranças de sindicatos rurais dos Sertões do Pajeú, do Araripe, do Submédio São Francisco, São Francisco e Central.



O encontro destacou, entre as pautas, a importância da organização sindical para garantia de sustentabilidade política e financeira do MSTTR-PE e a reeleição dos deputados orgânicos e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) participou do debate sobre a análise de conjuntura, ao lado da presidenta, Cícera Nunes, e do diretor de Políticas para Juventude, Antônio Neto.



A presidenta falou sobre a realização do 11º Congresso Estadual, que acontecerá em junho deste ano, num momento difícil da atual conjuntura. “Precisamos continuar fortalecendo as ações nas bases, como já viemos fazendo com a Campanha Sindicato de Portas Abertas para a sustentabilidade do movimento. Por isso é tão importante investir em formação política nos sindicatos e na necessidade de manter o diálogo permanente com a base. Principalmente em ano de eleições, quando as fake news tentam desconstruir a imagem dos movimentos sociais para a sociedade”, declarou Cícera. 



A força da Federação para atravessar o momento de pandemia e do (des)governo Bolsonaro foi trazida na análise do deputado estadual Doriel Barros. “Vivemos anos difíceis, mas a Fetape chega em 2022 muito forte e isso deve a atitude dos sindicatos, da Fetape e quero destacar o trabalho da presidenta Cícera, que não parou.  A Fetape não titubeou. Aqui estamos nós, mais fortes do que nunca. Vamos celebrar a resistência e a capacidade de estarmos de pé. Vocês estão filiados a maior Federação do país”.
 


A participação da juventude nos sindicatos também foi destaque durante o encontro. O diretor de Política para Juventude da Fetape, Antônio Neto, fez questão de lembrar da participação da juventude durante as eleições 2022. “Temos avançado muito no contexto da participação dos jovens nos eventos. E quero reforçar que a juventude tem até o dia 04 de maio para tirar o título de eleitor. Vamos eleger nosso eterno presidente Lula e os nossos deputados Carlos Veras e Doriel Barros”, enfatizou Antônio Neto.


Para o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, o Plano de Lutas da gestão de 2022-2026 priorizará ações fundamentais para a vida de mulheres e homens do campo. “Estamos fazendo nosso terceiro encontro com a mesma grandeza dos demais. A Fetape continua na mesma luta coletiva e vamos definir o que é melhor para os agricultores/as no nosso Plano de Lutas para os próximos quatro anos. Nós precisamos eleger o presidente Lula. Não somos de um partido, temos um projeto de sociedade”, disse Nunis.

No período da tarde, os grupos de trabalho debateram sobre temas como a previdência social, a formação de turmas da EJA Campos, questões sobre o trabalho infantil, a estruturação de cadeias produtivas, sementes crioulas, entre outros assuntos de interesse da população rural.



A diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, celebrou a volta do evento presencial, mas reforçou que a pandemia não acabou. “Estamos retomando as atividades de forma presencial, com o uso do álcool em gel, pois precisamos ter cuidado porque o vírus continua presente".

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.