Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Liminar impede despejo das famílias de Roncadorzinho
As crianças do Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, receberam um presente especial neste 12 de outubro: a garantia de viverem em suas terras sem medo de despejo.
A Fetape e a CPT NE2 visitaram a comunidade e entregaram cópias das petições judiciais que foram acolhidas pelo Tribunal de Justiça, decidindo a favor de um esforço de conciliação do litígio, através de diálogo entre os trabalhadores/as, o arrendatário e síndico da falência da ex-usina Santo André.
Esse esforço será mediado pelo próprio Judiciário e acompanhado pelo Ministério Público. Com essa decisão justa, o Tribunal de Justiça suspendeu o julgamento e não proferiu ordem de dedpejo das mais de 90 famílias que vivem há décadas no engenho, sendo muitas delas credores judiciais da antiga usina.
Estiveram presentes na visita a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, a Diretora de Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva, a direção do STR de Barreiros, o coordenador da CPT NE 2, Plácido Júnior e os advogados Bruno Ribeiro e Lenivaldo.
A Fetape, a CPT, a Igreja Católica e parlamentares têm apoiado às famílias na luta pela terra, pelo fim dos conflitos agrários e pelo respeito às posses legítimas de milhares de agricultores(as) que, há décadas, produzem alimentos para o próprio sustento e de toda a região.