Ir para o conteúdo principal

Notícias

Projeto Mulheres e Juventudes promove ação no assentamento Ximenes, na Mata Sul de PE

O Assentamento Ximenes, em Barreiros, na zona da Mata Sul, recebeu no sábado (07) a visita do Projeto Mulheres e Juventudes - Pela agroecologia e pelo fim de todas as formas de violência, que é executado pela Fetape e a Casa da Mulher do Nordeste (CMN), com apoio da agência de cooperação Misereor. Numa manhã de místicas, trocas e muito diálogo com as famílias, o projeto entregou 25 cestas básicas para famílias agricultoras do assentamento.



Neste momento de pandemia, a solidariedade tem sido muito importante para superar os desafios da crise social e sanitária. A visita contou com a presença da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, da diretora de Política para o Meio Ambiente, Rosenice Nalva, da assessoria do Polo da Mata Sul e da assessoria da diretoria de Política para Juventude, a liderança do assentamento, a agricultora Bárbara, e o presidente do STR de Barreiros, José Ramos.



A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, que também é assentada da reforma agrária em Serra Talhada, falou sobre os desafios de quem conhece a realidade de lutar pela terra. “Eu sei que é difícil morar num lugar que não tem acesso a crédito, a energia, eu também venho de assentamento, sei como é a luta. Fisicamente é o nosso primeiro contato, mas com certeza haverá outros encontros porque esse projeto visa fortalecer a produção agroecológica gerando renda e autonomia para as mulheres e juventudes”, destacou Cícera.


 “Queremos dar esse suporte aqui em Ximenes. Temos que começar a produzir e ter a quem vender. A gente precisa está organizada, unida, para ir buscar nossos direitos”, pontuou a diretora de Política para o Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva, que também acompanhou a ação.

sistema agroecológico - As mulheres que fazem parte do assentamento aproveitaram para apresentar um de seus projetos, o sisteminha, onde uma criação de galinhas, peixes e o plantio de mudas de morango acontecem de forma interligada. A água dos peixes é reutilizada para aguar a horta. Um exemplo de práticas agroecológicas que favorecem a vida sustentável no campo.



“Quero agradecer a Fetape, o sindicato e todos vocês e a essa ação que estão fazendo aqui em Ximenes. Como assentada e mulher só tenho a agradecer por essa oportunidade”, destacou a agricultora Mônica.



 “Quero agradecer pela iniciativa e pela oportunidade de iniciar esse projeto, que possa representar, junto com o esforço de quem é daqui, uma mudança para realidade”, afirmou a agricultora e assentada Barbara Lima.


Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.