Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape promove 1º Conselho Deliberativo Virtual em 2021
No 1º Conselho Deliberativo do ano de 2021, a Fetape lançou e aprovou a Campanha Sindicato de Portas Abertas com os 250 dirigentes representantes dos 174 sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares filiados à Federação. O objetivo da campanha é fortalecer a representação e a representatividade do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), a organização sindical, e a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical rural.
Seja nos sindicatos ou na comunidade, a Campanha promoverá a atualização dos dados cadastrais dos aposentados/as e pensionistas, bem como novas sindicalizações envolvendo as juventudes, mulheres e idosos e idosas. O dia D de lançamento da Campanha nos Polos Sindicais acontecerá na próxima segunda-feira (15).
“O Sindicato de Portas Abertas não é simplesmente a estrutura física, mas o sindicato que está na base, que dialoga com os agricultores e agricultoras, que garante a paridade, que faz com que a juventude venha para o sindicato”, destacou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.
A programação do Conselho também contou com uma análise de conjuntura que destacou a situação atual da pandemia no país, com o atraso na vacinação da população e o aumento no número de mortes/dia que superou a marca dos 2.500.
O debate contou com a participação da educadora popular, Socorro Silva, do médico naturalista do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Celerino Carriconde, que enfatizou sobre a importância da alimentação livre de agrotóxicos, para cuidar da saúde e superar a pandemia. Além disso, destacou o momento político que atravessa o país. “É importante que as pessoas comecem a rever seus hábitos alimentares, valorizar a produção de alimentos que vem do campo”, pontuou.
O Conselho também contou com a participação do deputado federal Carlos Veras, do deputado estadual Doriel Barros, do presidente da Contag, Aristides Santos e lideranças de movimentos sociais e sindicais como a CUT-PE, MST, Fetaepe e parceiros, como o Banco do Brasil.