Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape e SDA discutem estratégias de fomento à agricultura familiar no Estado

AGRICULTURA FAMILIAR

Os programas de acesso à água, aquisição e distribuição de sementes crioulas, compra de alimentos da agricultura familiar, apoio às feiras agroecológicas em Pernambuco e os conflitos agrários na mata sul foram algumas das pautas discutidas em reunião com representantes da Fetape, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).  A reunião aconteceu nesta terça-feira (03), na sede do IPA.

Um documento com propostas de fortalecimento da agricultura familiar  foi entregue, em fevereiro, pela Fetape, ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho. Entre os pontos, a Federação cobrou a conclusão e implementação do Programa Pernambuco que Alimenta. O secretário executivo de Gestão da SDA, Antônio João Dourado, falou sobre a estrutura orçamentária do Programa. “ O orçamento de R$ 227 milhões era o valor do Programa para o ano de 2020. Precisamos avançar em fazer a montagem do plano orçamentário para 2021”, pontuou.



A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, reafirmou também a importância da aquisição de sementes crioulas para distribuição aos agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.  A presidenta reafirmou também a importância da agricultura familiar na vida da população do campo e da cidade. "Pernambuco é o segundo do país em número de feiras agroecológicas. Por isso, precisamos de uma política de estado, pois as famílias precisam das feiras. Hoje, são as ONGs e sindicatos que prestam assistência técnica às famílias agricultoras. Queremos prioridade nisso, pois, a alimentação livre de veneno, é fundamental para a saúde e qualidade de vida das pessoas".

Sobre os conflitos agrários na mata sul, a Secretaria fará interlocução com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e com o ITERPE para dar andamento a pauta solicitada pelo Comitê Emergencial do Campo (do qual a Fetape integra junto a entidades que atuam em defesa de pautas do campo) para execução de um  estudo preliminar das áreas dos agricultores/posseiros de municípios atingidos pelos conflitos. É uma pauta que vem sendo trazida dentro do Comitê dos conflitos do  campo. Sobre os conflitos agrários na mata sul, a SDA fará interlocução com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e com o ITERPE, para dar andamento a pauta solicitada pelo Comitê Emergencial do Campo (do qual a Fetape integra junto a entidades que atuam em defesa do campo),  para execução de um estudo preliminar das áreas dos agricultores/posseiros de municípios atingidos pelos conflitos. Será mais uma iniciativa em busca de resultados efetivos para resolução da violência na região. 

Também participaram da reunião o presidente da Adagro, Paulo Roberto Andrade Lima, o coordenador do Garantia Safra, Tarcísio Pontes, e pela Fetape o diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, o diretor de Política para Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais, Israel Crispim, e a Diretoria de Política Agrária, por meio de sua assessoria e assessoria do gabinete do deputado estadual Doriel Barros.

Fotos: Edilson Junior/Assessoria de Imprensa da SDA

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.