Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Aplicação do Crédito Instalação (Habitacional) contemplará famílias assentadas em todo o Estado de Pernambuco
Famílias de assentamentos da zona da mata sul de Pernambuco serão as primeiras, em 2021, contempladas com a política pública do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, com a aplicação do crédito instalação (modalidade construção habitacional) em projeto de construção de casas. A primeira reunião ocorreu dia 02, com a participação da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, do diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Santos, a diretora de Política para o Meio Ambiente, Rosenice Nalva e a diretoria de Política Agrária, por meio de sua assessoria, além de profissionais da Assocene, cooperativa habilitada junto ao INCRA, para execução da referida política.
Além da Assocene, a Fetape promoverá reuniões com outras entidades que vão contribuir com a construção de casas. As famílias contempladas são da região da mata, e haverá também etapas de construção para o agreste e sertão.
A Fetape também defende a política pública do Crédito Habitacional, que visa a construção de moradias em assentamentos reconhecidos pelo INCRA. Os recursos são para a aquisição de materiais de construção, pagamento de serviços de engenharia, mão de obra. “As famílias assentadas precisam receber o recurso, e o que for preciso iremos fazer junto aos parceiros para que a população do campo tenha qualidade de vida. Pois o objetivo é que essas famílias tenham onde morar e trabalhar”, disse a presidenta Cícera Nunes.
Os primeiros assentamentos a serem contemplados são da antiga Usina Catende, onde existem 48 engenhos espalhados em 05 municípios. Ao todo são 4.200 famílias sem acessar o Crédito Habitacional até o momento.
De acordo com a Projeto Técnico, e Plano de Trabalho da Assocene, as casas construídas possuem 48 m², com 2 quartos, 1 banheiro, sala e cozinha integradas. O recurso repassado pelo governo federal para construção de cada casa é de R$ 34 mil.
A Federação também está construindo agenda com o INCRA, para contemplar assentamentos que a Fetape acompanha.