Ir para o conteúdo principal

Notícias

Semana de Mobilização para garantia dos direitos previdenciários rurais

Apesar de toda luta do movimento sindical rural para garantir o direito à aposentadoria rural por meio das mobilizações contra a reforma da previdência, em 2019, vem ocorrendo um aumento de benefícios previdenciários negados em Pernambuco e no Brasil.

Desde o início da pandemia da Covid -19, em março deste ano, as agências da Previdência Social estão fechadas em todo o Brasil, e as providências tomadas pelo governo federal para manter os atendimentos remotos aos cidadãos(as), infelizmente, não estão funcionando, pois desde que as agências pararam com o atendimento presencial o número de benefícios previdenciários negados (indeferidos,  que já era grande, vem aumentando. Isso está acontecendo em todas as áreas como auxílio doença, que em Pernambuco chega a quase 80%, mas também está ocorrendo um aumento de pedidos negados (indeferidos) de aposentadoria por idade e licença maternidade, entre outros.

Por isso, a FETAPE em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares(STRs), e outras organizações, realizam de 31 de agosto a 04 de setembro a Semana de Mobilização para chamar a atenção do governo federal e de toda a sociedade sobre o “Aumento do número de benefícios negados pelo INSS”.

Sabemos que os benefícios previdenciários são um direito da classe trabalhadoras adquiridos desde a constituição de 1988, e que o governo federal vem sistematicamente criando dificuldades principalmente para os agricultores e AS agricultoras familiares acessarem esses direitos. A aposentadoria rural, além de garantir o sustento de muitas famílias na zona rural neste momento de crise econômica e sanitária, também é um importante fator de desenvolvimento econômico nos pequenos e médios municípios de Pernambuco.  

Nesse sentido, a FETAPE orienta todos os seus Sindicatos filiados para que nesta semana (31 e agosto a 04 de setembro) promovam manifestações, de forma virtual, para evitar aglomeração por causa da covid-19, assim como utilizem carro de som, cartazes e programas de rádio para denunciar o número alarmante de benefícios beneficiários negados. Por fim, elaborem uma carta aberta aos vereadores/as e prefeitos/as exigindo agilidade na concessão dos benefícios.

Não se esqueçam: só a nossa mobilização irá garantir que os diretos dos agricultores e das agricultoras familiares sejam respeitados. Vamos à luta!

Saudações sindicais


Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.