Ir para o conteúdo principal

Notícias

Pré-candidatos/as concluem I Curso de Formação Política Virtual de Pernambuco Eleições 2020

A importância de uma campanha democrática, popular e participativa, reunindo os diversos sujeitos que integram o Movimento Sindical Rural de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) foi o tema do quinto e último módulo do I Curso de Formação Política Virtual de Pernambuco Eleições 2020 realizado nesta terça-feira (25).

O compromisso com as lutas, com a base, com as comunidades e a importância das parcerias foram destacadas pela educadora popular e professora Socorro Silva, uma das palestrantes. “Esse é um grupo que está com uma missão muito importante para o nosso movimento. Quero conversar com vocês sobre três dimensões que as candidaturas precisam lidar, e uma delas é o contexto. Quem são vocês? Vocês não estão nessa luta se colocando na política para ter prestígio, não para ter poder individual e nem pra subir na vida. São pessoas que tem origem na classe trabalhadora do campo, assalariados, assentados, agricultores familiares”, lembrou Socorro.

O parlamentar orgânico do movimento sindical Doriel Barros, quarto deputado mais votado no Estado de Pernambuco, enfatizou que o papel dos candidatos e candidatas é de contribuir com o movimento sindical rural para garantia de políticas públicas para a população do campo. “Jamais podemos colocar o movimento a nosso serviço, nós é que temos que nos colocar a serviço do movimento. Só fortalecemos um projeto de sociedade quando nos colocamos na política para defender o projeto que acreditamos”, disse o deputado.

Já o deputado federal Carlos Veras, que também é orgânico do Movimento, lembrou da necessidade de diálogo para construção de um mandato popular. “É um processo que requer de cada um e cada uma essa capacidade de dialogar para a decisão final respeite a decisão coletiva. Vocês estão prontos para construir um mandato participativo e popular. Parabéns a vocês que estão dispostos a encarar essa luta”, afirmou Veras.  

O deputado aproveitou para falar sobre o Projeto de Lei 735/2020 voltado para a agricultura familiar, que passou pela sanção do presidente Bolsonaro e teve inúmeros trechos vetados. “Lutamos para aprovar na Câmara e na hora de sancionar o presidente vetou muitos trechos do projeto. Vamos ter que trabalhar pra derrubar o veto na seção do Congresso. Ele vetou 98%. A luta é incansável, mas temos que passar por esse presidente fascista, genocida”, concluiu.

A presidenta Cícera Nunes reafirmou a trajetória construída dentro do movimento sindical rural, de quando ainda não se discutia a política partidária. “Nós trabalhadores  e trabalhadoras estarmos no Legislativo era só discurso antes, falávamos da importância de ocuparmos espaços políticos.  Era um tabu no movimento sindical, mas fizemos essas reflexões em congressos e plenárias. Tivemos o primeiro agricultor familiar eleito deputado estadual o Manoel Santos, defendendo isso. Essa conversa foi se ampliando, se somando e hoje temos outros representantes do campo no parlamento ”.

O curso – No período de quase um mês (28 de julho a 25 de agosto) o processo formativo trabalhou temáticas como o papel do vereador e da vereadora, prefeito e prefeita para o município, a importância da ética e transparência na gestão, além de temas como o planejamento de campanha e a comunicação e as redes sociais.  As eleições 2020 ocorrem num período em que o mundo vive uma pandemia, e somente no Brasil já vitimou mais de 115 mil pessoas. Neste dia 25, ocorreu a formatura da turma que contou com cerca de 80 pré-candidatos e candidatas que receberam certificados de participação em cerimônia virtual. O curso é uma realização da Fetape, Enfoc, Instituto Manoel Santos, o gabinete do deputado federal Carlos Veras (PT/PE) e do deputado estadual Doriel Barros (PT).

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.