Ir para o conteúdo principal

Notícias

Representantes feministas reforçam apoio à candidatura popular e coletiva no Recife

Diversas lideranças feministas, representantes de entidades e movimentos sociais e sindical, debateram sobre os desafios e estratégias de um mandato participativo e popular na capital pernambucana. A roda de conversa “Nossa Voz no Recife - A Participação das Mulheres e Políticas Públicas” ocorreu na última terça-feira (30) e foi organizada pela presidenta licenciada do Sindicato do Bancários e pré-candidata a vereadora do Recife, Suzineide Rodrigues, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Entre as participantes, Cícera Nunes, presidenta da Fetape, ratificou o apoio do movimento sindical rural à pré-candidatura de Suzi e destacou a importância para a luta das mulheres eleger uma representante negra, periférica e sindicalista na Câmara dos Vereadores do Recife. “Eu sei eu você traz uma bagagem para nós nesse momento e do desafio que vai ser para você uma companheira mulher, negra, da periferia do Recife, e de um Partido que está sendo muito discriminado. Mas dizer que você não está sozinha. Nós temos uma parceria que vai além de nós sermos rurais e urbanas, é uma parceria em defesa da classe trabalhadora”, destacou Cícera.

Como propostas para a plataforma política da pré-candidata, Cícera destacou a importância de regulamentar e fortalecer as feiras e os espaços de comercialização da agricultura familiar. “Não existe sociedade sem comida na mesa. E por falar de comida não podemos deixar falar da agricultura familiar que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população. Então para nós rurais, ter na Câmara dos Vereadores um projeto de comida saudável vai contribuir muito com a saúde da população como um todo.  Podemos estar contribuindo também com iniciativas de alimentação agroecológica na periferia, com hortas urbanas, para que as pessoas tenham sua própria alimentação nos muros, nas paredes de suas casas”, destacou.

A roda de conversa também contou com a participação de lideranças da CUT, Fetape e Levante Popular da Juventude. Foram apontadas diversas propostas nas áreas de combate à violência contra a mulher, legalização do aborto, defesa dos territórios e comunidades tradicionais, segurança alimentar, saúde, educação, fortalecimento das creches, transporte público e segurança e economia solidária.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.