Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Experiência de educação popular da ENFOC Pernambuco é apresentada em encontro internacional virtual
A experiência vivenciada pela Escola Nacional de Formação da Contag em Pernambuco (ENFOC PE), foi apresentada no encontro virtual Diálogos Educação Popular e Cidadania, que aconteceu na terça-feira (26). A diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques, apresentou o Curso de Formação Política que ajudou na preparação dos educadores e educadoras populares na participação das eleições de 2018, que teve como fruto a eleição do deputado estadual Doriel Barros (PT) e do deputado federal Carlos Veras (PT).
Na apresentação foi contextualizado como o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) criou a escola orgânica, sua história, o foco na educação popular e a metodologia aplicada. O encontro contou com 75 participantes conectados/as, entre representantes de movimentos, instituições e universidades do Brasil e América Latina.
“Foi um dia muito especial, de nos encher de orgulho, ter apresentado a experiência da Enfoc em Pernambuco, em um fórum tão importante de debate da educação popular. Isso nos mostra que o processo de formação de nosso Estado tem deixado frutos e que iremos continuar fazendo formação política de base. Viva a Enfoc! Viva a Fetape! Viva a Contag! Viva o CEAAL! Paulo Freire, vive!”, comemora a diretora Jenusi Marques.
Ainda segundo a diretora a experiência mostrou como os processos de sistematização associados ao Programa de Sistematização de Experiência da América Latina e Caribe do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), tem auxiliado a construção de produtos, como 05 cartilhas pedagógicas e 02 vídeos formativos.
Mudanças – Devido a pandemia da Covid-19 no mundo, a comissão responsável pela preparação do Encontro Internacional Educação Popular e Cidadania: Experiências e Desafios, que aconteceria de 20 a 24 de julho de 2020, no Rio de Janeiro, resolveu suspender o evento. Porém, para manter as discussões ativas decidiram realizar encontros virtuais quinzenais como o que ocorreu no último dia 26 de maio.