Ir para o conteúdo principal

Notícias

Agricultora é aprovada em 1º lugar em curso do PRONERA-UPE

Bárbara Paes Lima irá cursar licenciatura em geografia

A liderança feminista e agricultora familiar Barbara Paes de Lima, do Grupo de Mulheres Flores de Ximenes, no município de Barreiros, na mata sul do Estado, foi aprovada em 1º lugar no curso de licenciatura em geografia em regime de alternância do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Feliz com a conquista, Barbara alcançou a nota 9 em Redação e 26 acertos em conhecimentos gerais, a maior pontuação entre classificados e classificadas.  Em sua rotina de estudos a agricultora conta que fez revisões em português e tentou estudar um pouco de matemática, em meio as atividades de trabalho e militância no campo. Além dos cuidados com filhos e outras responsabilidades da luta e vida pessoal.

“Sempre disseram que tenho cara de professora. Sou agricultora com muito orgulho, mesmo que me considerem uma educadora popular. É um curso do campo construído pelo movimento e a formação será no Centro de Formação Paulo Freire. Não tenho dúvidas que é diferenciado e que poderei aproveitar o conhecimento que vou adquirir para mim e contribuir no assentamento, com a comunidade e com a luta”, afirmou a liderança.

Bárbara integra uma Rede de Educadoras Populares em Economia Solidária. A agricultora conta que mesmo com as dificuldades de acesso à educação no campo concluiu o ensino médio, na época chamado de segundo grau e de “trupé” pela população rural. Eram estudos noturnos e sem transporte. Vistos como um risco para uma moça frequentar em meio aos rapazes.  Segundo a liderança, como uma menina criada em sítio, com sonhos de se formar um dia, a conquista é muito importante e a fará continuar firme na luta, porém mais preparada.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.