Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Presidenta da Fetape fala de principais pautas reivindicatórias para 2020
Em 2019, a Fetape viveu um ano de intensas mobilizações e reivindicações em todas as regiões do estado de Pernambuco, com o objetivo de promover uma vida digna e com mais sustentabilidade para agricultores e agricultoras familiares. Dentre as principais ações a articulação com apoio de parceiros e parceiras para a 6ª Marcha das Margaridas, realizada em Brasília(DF), e as audiências públicas para minimizar os impactos na nova previdência social. Entrevistamos a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, que falou sobre as perspectivas para o segundo ano de sua gestão.
Fetape: Qual a sua avaliação para o ano de 2019? E quais pontos destaca como mais importantes para a Fetape e a luta das populações do campo?
Cícera Nunes: O ano de 2019 foi de muita luta, reivindicação, muita articulação com parceiros no estado de Pernambuco, além de articulações com a nossa Contag e a nossa CUT. Fizemos grandes mobilizações junto aos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais em todo o estado. Toda a direção da Fetape estava também envolvida. Foi um ano em que o governo federal retirou muitos direitos da classe trabalhadora, e formulou muitas ideias para tratar das retiradas de direitos. A exemplo disso tivemos a aprovação na Câmara Federal, da nova previdência social. Além disso, alguns ministérios importantes para a classe trabalhadora tiveram perdas de recurso. Órgãos como o Incra sofreram redução de equipe. Nos contrapondo a esse governo federal fizemos muitas audiências públicas em todo o estado. Realizamos articulações internas para levarmos mais de 3 mil mulheres a Marcha das Margaridas. Foram grandes articulações com parceiros e sindicatos para que a Marcha desse certo. Para tudo isso foi fundamental o envolvimento de todos os funcionários e funcionárias da Fetape, e de toda a diretoria.
Porém, mesmo com tantas ações quero destacar que através das audiências públicas conseguimos garantir algumas conquistas como a idade da aposentadoria rural para a mulher e o homem, mas sabemos que a fila da previdência está grande, aumentou, e que precisamos continuar essa luta em 2020.
Fetape: o ano de 2020 será o segundo de sua gestão, quais pautas serão prioritárias?
Cícera Nunes: Esse ano, entre as principais pautas estamos reivindicando ao governo do estado programas para a convivência com o semiárido como o Pernambuco Que Alimenta, a reestruturação das regiões das matas sul e norte, ou seja, um plano estadual que inclua a agricultura familiar em todas as suas formas, seja na produção familiar, no trabalho no campo e na assistência técnica. Lutamos também para que possamos junto aos deputados que elegemos construir emendas parlamentares que priorizem uma agricultura familiar de base agroecológica para garantia do desenvolvimento sustentável no campo. Esse ano faremos mobilizações com os sindicatos para que possamos eleger pessoas comprometidas com a classe trabalhadora e a agricultura familiar. Estamos com certeza nessa articulação para que possamos escolher bem nossos representantes, porque são eles que cuidam da gestão nos municípios. E é justamente através dos municípios que passam muitos direitos e que também são retirados.
Precisamos estarmos atentos. Agora em fevereiro faremos nosso planejamento anual, que incluirá ações internas nossas para a luta por políticas públicas para a agricultura familiar. Vamos continuar incentivando as feiras agroecológicas como a que inauguramos no ano passado, aqui na sede da Fetape, no Recife, bem como a promoção de feiras por todas as regiões do estado. É uma forma de escoar a produção da agricultura familiar e criar novos espaços de mercado. A fetape não vai fugir da luta, pois nunca fugimos, continuaremos firmes pelos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar. Pois, se o campo não planta a cidade não lancha e não janta. Então, estamos na luta junto a classe trabalhadora.
Foto: Ildebrando Gutemberg