Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape fortalece Rede de Apoio do Programa de Crédito Fundiário em PE
Federação faz parceria com entidades para atuar em assentamentos da reforma agrária e no acesso ao crédito
Entre as ações prioritárias para o ano de 2020, a Fetape continuará o acompanhamento aos assentamentos da reforma agrária em Pernambuco. A ação tem como objetivo fazer com que mais organizações possam integrar a Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado. No último dia 27 de janeiro, aconteceu a primeira reunião do ano com a participação da Diretoria de Política Agrária da Fetape, do Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), a COOATES (Cooperativa de Trabalho Agrícola e de Assistência Técnica e Serviços) e a gerência de crédito fundiário do ITERPE (Instituto de Terras de Pernambuco).
No estado, a Rede conta com cerca de 8 instituições. Por isso, a Federação vem atuando com o objetivo de integrar mais entidades. Um diálogo vem sendo realizado com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o MST. Segundo a Diretoria de Política Agrária da Fetape o acompanhamento aos assentamentos terá como base os pilares do associativismo, da agroecologia e da produção orgânica.
“A Fetape vem fazendo um trabalho de orientação junto aos sindicatos e de organização dos grupos para o acesso à terra através do crédito fundiário. Além disso, vem ajudando a construir uma parceria entre o Serta e a Cooates junto ao crédito fundiário para prestar assistência técnica a áreas que nunca tiveram acesso ao crédito e também para acesso a outras políticas públicas”, afirma a diretora de Política Agrária, Gilvaneide dos Santos.
Para mulheres e homens do campo a ação será importante para facilitar o acesso ao PRONAF A, linha específica para assentados e assentadas da reforma agrária.