Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape fortalece Rede de Apoio do Programa de Crédito Fundiário em PE

Federação faz parceria com entidades para atuar em assentamentos da reforma agrária e no acesso ao crédito

Entre as ações prioritárias para o ano de 2020, a Fetape continuará o acompanhamento aos assentamentos da reforma agrária em Pernambuco. A ação tem como objetivo fazer com que mais organizações possam integrar a Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado.  No último dia 27 de janeiro, aconteceu a primeira reunião do ano com a participação da Diretoria de Política Agrária da Fetape, do Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), a COOATES (Cooperativa de Trabalho Agrícola e de Assistência Técnica e Serviços) e a gerência de crédito fundiário do ITERPE (Instituto de Terras de Pernambuco).

No estado, a Rede conta com cerca de 8 instituições. Por isso, a Federação vem atuando com o objetivo de integrar mais entidades. Um diálogo vem sendo realizado com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o MST. Segundo a Diretoria de Política Agrária da Fetape o acompanhamento aos assentamentos terá como base os pilares do associativismo, da agroecologia e da produção orgânica.  

“A Fetape vem fazendo um trabalho de orientação junto aos sindicatos e de organização dos grupos para o acesso à terra através do crédito fundiário. Além disso, vem ajudando a construir uma parceria entre o Serta e a Cooates junto ao crédito  fundiário para prestar assistência técnica a áreas que nunca tiveram  acesso ao crédito e também para acesso a outras políticas públicas”, afirma a diretora de Política Agrária, Gilvaneide dos Santos.

Para mulheres e homens do campo a ação será importante para facilitar o acesso ao PRONAF A, linha específica para assentados e assentadas da reforma agrária.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.