Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Audiência pública debate Refúgio de Vida Silvestre no Sertão
Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, discutiu ontem (6), a situação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola (RVS), uma das maiores áreas de preservação da Caatinga que ocupa os municípios de Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. A audiência foi requerida pelo vereador José Estêvão (Mantena).
De acordo com a Diretoria de Política de Meio Ambiente da Fetape, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola foi instituído numa área onde existem diversos assentamentos e comunidades quilombolas. Por ser considerado RVS não é permitido que os povos locais pratiquem o plantio ou a criação animal. O pedido da sociedade civil é de que ao invés de ser considerado um RVS, a reserva seja uma Área de Proteção Ambiental (APA). Uma vez que dentro da APA é permitido se delimitar a área que está protegida e a que está liberada para o manejo de forma sustentável.
Após a audiência foi encaminhada a criação de uma comissão que irá acompanhar reunião com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, para dialogar sobre as questões relacionadas à reserva. A comissão também irá buscar apoio do deputado estadual Doriel Barros (PT), que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
Participaram da audiência a diretora de Política de Meio Ambiente, Nalva do Espírito Santo, a diretora de Política Agrária, Gilvaneide Santos, além da diretoria do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lagoa Grande, o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina, Maurício Rosa, representantes do CPRH e de associações, vereadores do município.
RVS Tatu-Bola - o Refúgio foi criado no ano de 2014, com o objetivo de proteger o ambiente natural de reprodução e de existência da espécie tatu-bola. A área tem 110 mil hectares.