Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape e IFPE assinam convênio para estágio

A Fetape e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) assinaram nesta terça-feira (27), convênio para garantir de estágio curricular a educandos e educandas de nível técnico, de qualificação, superiores e pós-graduação de diversos cursos ofertados pela instituição, nos sindicatos filiados à Fetape.  

Os estágios envolverão estudantes dos cursos de informática, administração, artes visuais, agropecuária, agroindústria, meio ambiente, saneamento, energia renovável entre outros cursos oferecidos. Os/as estudantes desenvolverão atividades práticas  tanto nos sindicatos como nas comunidades rurais atendidas.

O estágio é parte da grade curricular do IFPE e tem entre 150 a 220 horas, a depender do curso em que se encontra matriculado.  O estágio será dividido em duas modalidades: semanal (nos casos em que o/a aluno/a resida no município sede do sindicato) e de vivência (duração de 20 ou 30 dias nos meses de janeiro e/ou julho, período de férias escolares). No estágio de vivência estudantes poderão atuar diretamente nas comunidades, acompanhando agricultores e agricultoras familiares em suas práticas cotidianas (colaborando na construção de cisternas, saneamento básico, construção de viveiros de mudas, criação animal, hortas, etc).

Para o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, o convênio fortalece uma parceria já firmada entre a Federação e o IFPE. No entanto, agora a relação passa por uma ampliação. “ Temos uma parceria de muitos anos, pois o IFPE recebe filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares para estudarem em seus 16 campis. Agora, os sindicatos também acolherão estes jovens para estagiarem e assim, conhecerem um pouco mais a importância dos sindicatos e da agricultura familiar”, afirma.

O convênio foi assinado nesta manhã (27), durante a realização da reunião do Conselho Superior (CONSUP), que reúne 16 diretores de unidades, no Campus Recife. O ato contou com a presença da reitora Anália Keila Rodrigues Ribeiro, da pró-reitora de Extensão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, e do coordenador de Extensão Rural, André Luis Gonçalves Pereira.  Além da Fetape, também assinaram o convênio de estágio a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a Federação Quilombola de Pernambuco, a Casa da Mulher do Nordeste e o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).



Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.