Ir para o conteúdo principal

Notícias

Tacaimbó recebeu mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras em Audiência Pública

O público veio de todos os municípios do Agreste para debater sobre a MP 871 e a PEC 06 da Reforma da Previdência. A audiência aconteceu na Quadra Poliesportiva da cidade


As caravanas trazendo trabalhadores e trabalhadoras rurais chegaram cedo à Quadra Poliesportiva do município de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Ontem (18), por volta das 9h, a plenária já estava repleta de bandeiras e faixas com frases contrárias à Reforma da Previdência e a Medida Provisória 871 proposta pelo governo Bolsonaro. “Previdência Rural é nossa! Ninguém tira ela da roça!”, foi um dos gritos contra ações governamentais que dificultarão o acesso à aposentadoria rural. Essa foi a segunda audiência pública (a primeira ocorreu em Afogados da Ingazeira, Sertão) promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e seus Sindicatos, em conjunto com diferentes movimentos e organizações sociais.

Até o momento as audiências envolveram mais de 6 mil trabalhadores rurais de municípios do Sertão e Agreste. A jovem Jaqueline da Silva, de 21 anos, veio do município de Belo Jardim acompanhando a mãe. Filha de agricultores, a estudante do curso técnico de Informática chegou com dúvidas a respeito do seu futuro. O medo de não poder se aposentar é uma preocupação da agricultora. “Eu quero entender essa luta da gente porque também sou agricultora. Temos que lutar por tudo que nos pertence”, afirma Jaqueline.
O público cobrou dos políticos a defesa da aposentadoria rural e da manutenção de direitos adquiridos que estão sob ameaça. A extinção de políticas públicas para o campo foram destaques nas falas em plenária. 

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, enfatizou que cada trabalhadora e trabalhador rural fizesse o papel de multiplicadoras/es para fazer as informações da audiência chegarem ao maior número de pessoas no campo. “Três mil pessoas que estão aqui vão levar essa informação. Ainda dá tempo de se colocar contra a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] 06 da Reforma da Previdência”, pediu Cícera.

Outro aspecto trazido em plenária pelo vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, foi o impacto econômico negativo que a MP 871 e a reforma da previdência vai provocar nos municípios do interior , gerando um aumento da pobreza e desabastecimento de alimentos nas cidades. “ Os recursos da previdência rural em grande parte dos municípios do interior são maiores do que o Fundo de Participação dos Municípios ( FPM), por isso, vem pela frente uma luta que precisamos fazer. E o sindicato sempre teve a confiança [dos trabalhadore/as] , e é o principal parceiro nesta luta.

A audiência contou com a presença de toda diretoria da Fetape. Participaram também prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais, deputados e vereadores. O prefeito de Tacaimbó, Álvaro Marques, que foi anfitrião e principal parceiro; o prefeito de Águas Belas, Luis Aroldo e a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o deputado estadual, Doriel Barros, o deputado federal, Carlos Veras, além de parceiros como o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis, e de movimentos sociais como O MST, Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), Setor Sindical do Partido Socialista Brasileiro, Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas, Autarquia Educacional de Belo Jardim, Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sindicato dos Bancários, Comitê Pernambuco de Defesa das Empresas Públicas, Sindicato dos Petroleiros de PE e PB, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Frente Brasil Popular e Sindicato dos Metalúrgicos.

O ato encerrou com a entrega da carta compromisso e as Emendas elaboradas pela CONTAG para a MP 871/2019, às autoridades políticas presentes, em defesa da Previdência Social Pública e da aposentadoria rural.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.