Ir para o conteúdo principal

Notícias

Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular da UFRPE terá inscrições abertas em breve

Uma perspectiva pedagógica participativa. Essa é a proposta do novo Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que terá seleção aberta nos próximos dias. Entre os diferenciais do curso, está a priorização do ingresso de agricultoras e agricultores familiares. Das 40 vagas abertas para a primeira turma, 30 devem ser preenchidas por esses/as trabalhadores/as.

A iniciativa teve como ponto de partida a graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas, que era voltado para pessoas já formadas ou estudantes de outras graduações da universidade. No entanto, a licenciatura foi descontinuada. Com isso, surgiu o debate sobre como continuar assegurando na UFRPE uma formação com a perspectiva da educação popular.

“Movimentos sociais e outras entidades discutiram conosco a demanda por um curso em agroecologia, que fosse um bacharelado, mas com conteúdo para que os futuros técnicos e técnicas agroecólogos fossem formados, sobretudo, como educadores”, explica Joanna Lessa, coordenadora do novo curso.

O Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular traz um modelo pedagógico diferenciado, com foco no diálogo e na realidade dos estudantes, articulado à educação do campo. Será realizado com base na pedagogia da alternância, onde os alunos dividirão seu tempo de estudo entre a universidade e a comunidade, através de recursos da educação à distância.

Uma das organizações que participou efetivamente da construção do curso foi a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), trazendo a experiência da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Enfoc/PE), com processos de formação de educação do campo.

“Participamos na fundamentação temática do curso e da construção de toda grade curricular. Existe, ainda, um conselho permanente que irá contribuir durante todo processo da graduação, e nós também estamos participando dele. Temos agora a tarefa de animar a participação da agricultura familiar para o processo de seleção, com essa possibilidade de formação de profissionais”, explica Adelson Freitas, vice-presidente da FETAPE e coordenador das Políticas Sociais.

Para o ingresso no processo seletivo do Bacharelado, basta ter o Ensino Médio completo e ter realizado o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) nos últimos cinco anos. As aulas estão previstas para 12 de março, quando começa o novo período letivo da universidade. Outras informações podem ser buscadas através do e-mail: bacep.ufrpe@gmail.com ou no fone 81 3320.6583.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.