Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Avançam as negociações da 39ª Campanha Salarial dos canavieiros e canavieiras de Pernambuco
por Catarina de Angola
Nesta quinta-feira (11), foi finalizada a quarta rodada de negociações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco. Durante três dias, trabalhadores e trabalhadoras rurais e a classe patronal estiveram reunidos na Superintendência Regional do Trabalho, em Recife. Das 92 cláusulas da pauta de reivindicações, cerca de 80 já foram discutidas nas negociações, incluindo a proposta patronal de aumento de R$20,00 no salário. A próxima rodada está prevista para o dia 30 de outubro.
A Campanha Salarial é coordenada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Neste ano, a campanha tem como lema “Fortalecer a Organização Sindical, Resistir e Ampliar Direitos”. Ao longo dos dias de negociações marcaram presença, reforçando a campanha em defesa dos direitos dos canavieiros e canavieiras, os deputados eleitos pelo PT, Doriel Barros e Carlos Veras.
“Foi muito importante a gente ter essa negociação com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho, na mediação deste momento. E também de podermos reafirmar o compromisso do projeto político dos trabalhadores e das trabalhadoras. Assim como a presença massiva dos sindicatos da Zona da Mata”, disse Gilvan José Antunis, presidente da FETAEPE.