Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Negociações da 39ª Campanha Salarial dos/as Canavieiros/as têm início
por Catarina de Angola
Tem início nesta terça-feira (09), a primeira reunião de negociação da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco. A negociação acontece, a partir das 9h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho, no Recife, entre os trabalhadores e trabalhadoras rurais e a classe patronal. Essa primeira rodada foi marcada durante um encontro entre as partes, no último dia 28 de setembro, onde também foi acordada a data-base da categoria, em 1º de outubro.
A pauta de reivindicações foi construída durante o 25º Congresso de Delegados e Delegadas da Zona da Mata, em agosto. E foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 municípios, durante assembleias nos sindicatos da Zona da Mata. A pauta propõe, entre outros itens, salário-base de R$ 1.150,00 e piso de garantia e cesta básica no valor de R$ 100,00.
A Campanha Salarial é coordenada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
“Com a data base que garantimos, temos a expectativa de que as negociações avancem e de que possamos garantir os direitos já conquistados”, diz Gilvan José Antunis, presidente da FETAEPE.