Ir para o conteúdo principal

Notícias

Assembleias analisam pauta de reivindicações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros/as

por Catarina de Angola

Cerca de 42 municípios das Matas Sul e Norte de Pernambuco realizam, neste domingo, 16, assembleias para análise e aprovação da pauta de reivindicações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e das Canavieiras, que foi construída durante o 25º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata, em agosto. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) acompanhará os trabalhos.

As assembleias são um importante espaço para o fortalecimento da categoria e luta para continuidade de direitos já garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho. “Vamos discutir a pauta de reivindicações e também o cenário político do país, além do impacto das medidas que atingem a todos os trabalhadores e trabalhadoras”, explica Gilvan José Antunis, presidente da FETAEPE.

A mobilização para as assembleias já vem ocorrendo há alguns dias, com reuniões nas comunidades, panfletagem nas frentes de serviços do corte da cana e de outros serviços, reuniões com os delegados sindicais, além de anúncios em rádios e carros de som, em toda a região.

Na pauta de reivindicações, trabalhadores e trabalhadoras assalariados/as discutirão o salário reivindicado de R$ 1.150, o piso de garantia e a cesta básica de R$ 100, cada; além do combate ao uso de agrotóxicos, a ampliação do número de mulheres contratadas, entre outros pontos.

Depois da deliberação e aprovação nas assembleias, os sindicatos encaminharão junto a FETAEPE a notificação a classe patronal sobre as reivindicações. A perspectiva é que no próximo dia 27 de setembro haja uma primeira reunião junto à Superintendência Regional do Trabalho para a garantia da data-base, no dia 1º de outubro.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.