Ir para o conteúdo principal

Notícias

Dia Internacional da Juventude: organizar os jovens para seguir na luta

 

Neste domingo, 12 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Juventude. A data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1999, tem a proposta de promover o debate e a sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

No Brasil, a juventude sindical rural tem um papel fundamental na consolidação de direitos conquistados para os jovens nos últimos anos. Organizados nos sindicatos, em seus estados e regiões, exerceram papel protagonista na construção e proposição de políticas, programas e projetos para a juventude, em especial do campo, a partir de suas demandas e vivências. “Sem dúvida, temos nos mobilizado e alcançado conquistas a partir dessa organização. No entanto, não devemos perder de vista que ainda precisamos do envolvimento de toda nossa base na luta pela retomada de direitos. E é a partir da organização que estamos conseguindo levar esse diálogo todo o estado”, explica Adriana do Nascimento, Diretora de Políticas para a Juventude da FETAPE.

No País, a busca pela retomada de direitos tem sido cada vez mais forte, diante do momento político e social vivido. o golpe ocorrido em nosso país tem se aprofundado e a juventude tem sido um dos sujeitos protagonistas no processo de resistência , mas também um dos públicos mais atacados pelas medidas.

“Após o golpe, políticas para a juventude, que tínhamos conquistado, não tiveram mais sequência, a exemplo da chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a juventude, que a presidenta Dilma tinha deixado aprovada. E que foi um dos primeiros cortes realizados por Michel Temer ao assumir”, explica Adriana.

E é diante desse contexto de desmonte das políticas, que os jovens seguem em luta e nesse Dia Internacional da Juventude, reforçando a necessidade da retomada da democracia. “A juventude tem um papel fundamental nas lutas. Com as reivindicações que a juventude vem fazendo, já conseguimos ganhar espaço não só no Movimento Sindical, mas na política também. E é fundamental que a juventude se envolva cada vez mais nesse processo, para a cada dia fazer mais a diferença”, diz Antônio Neto Souza, diretor eleito de Políticas para a Juventude da FETAPE.

Jovens da Mata Sul - Neste domingo (12), aproveitando a data, a juventude da Mata Sul de Pernambuco realiza um encontro, em Ribeirão, que reunirá cerca de 90 jovens de 18 municípios. Será o “Encontrão de Jovens da Mata Sul”. Na pauta, a discussão sobre o papel da juventude na política e nas eleições 2018, além do debate sobre o programa Jovem Saber e encaminhamentos para o Agosto das Juventudes.

Além da FETAPE, participarão diversas organizações que atuam com jovens da região, como a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), o Centro Sabiá, a Pastoral da Juventude Rural (PJR), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.