Ir para o conteúdo principal

Notícias

Por um SUS público, universal e pela implementação da Política Estadual de Saúde Integral da População do Campo, Florestas e Águas

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da saúde pública e universal, a Organização Mundial de Saúde (OMS), destinou o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. Aqui no Brasil ele será comemorada durante toda a semana (02 a 07) e a grande luta é em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o plano de saúde de todas/os as/os agricultoras/es familiares e assalariadas/os rurais.

Entendendo a importância dessa luta, consideramos fundamental fortalecer a defesa do SUS e engrossarmos as fileiras pela garantia dos princípios da integralidade, universalidade e da equidade. Em outras palavras, garantir o acesso à saúde pública, gratuita e de qualidade à todas as pessoas, independente de classe social, cor, credo e orientação sexual com atendimento humanizado e digno.

“Defender o SUS é defender a vida de cada agricultor/a familiar, a/o assalariada/o rural e todo o povo brasileiro. O SUS é o nosso plano de saúde e ele precisa existir como uma política para todas/os as/os trabalhadoras/es do país. Precisamos barrar essa limitação para os investimentos nas áreas de saúde e educação por 20 anos, aprovada com a Emenda Constitucional 95/2016.

Este ano teremos a oportunidade de mudar as regras desse jogo e devemos escolher aqueles/as que defendem a saúde para as/os trabalhadoras/es”, afirma o diretor vice-presidente da Fetape,Paulo Roberto Rodrigues Santos, que também coordena o Setor de Políticas Sociais da instituição .

Nesta semana de 02 a 07 de abril, orientamos que em todas as atividades dos Sindicatos Rurais, seja feita a discussão sobre a Saúde como um direito e pela defesa do SUS como uma política pública, com destaque para a Política Estadual de Saúde da População do Campo, Florestas e Águas que ainda não está implementada no estado. A Fetape faz parte do Conselho Estadual de Saúde (CES-PE) e participará de diversas atividades no estado e em Brasília.

Agenda
04 de abril - Ato Público na Câmara Federal– Parlamentares da Saúde realizarão audiências públicas e pronunciamentos em referência à Semana da Saúde; 
- 4ª Marcha Nacional em Defesa do SUS em Brasília, com a entrega do abaixo-assinado contra a limitação dos investimentos em saúde e educação, no STF;

4 e 5 de abril – 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, em Brasília;

6 de abril - Ato Público ao Dia Mundial da Saúde, em Recife, com concentração às 15h, na sede do CES em direção à Praça do Derby.

 

 

Fonte: Vice-presidência e Diretoria da Terceira Idade da Fetape
Selo produzido pela Contag

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.