Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Conselho Deliberativo da FETAPE reafirma compromisso com a luta pelos direitos dos homens e mulheres do campo
Em dois dias de reunião (19 e 20/12), em Carpina, o Conselho Deliberativo da FETAPE tomou decisões importantes para a caminhada do Movimento Sindical Rural em Pernambuco. A reafirmação do compromisso com a luta contra a reforma da previdência e contra qualquer posicionamento do Governo Federal, que venha a ameaçar os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, foi uma das principais decisões tomadas pelas lideranças de todo o estado presentes na atividade.
Depois de escutar, logo na abertura, uma análise de conjuntura realizada por Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, os mais de 300 participantes do Conselho também deliberam sobre a realização, no mês de janeiro, de manifestações em apoio ao companheiro de muitas lutas do Movimento Sindical Rural, Luiz Inácio Lula da Silva. “Defender Lula é defender o projeto de sociedade que acreditamos. É defender a conquista de políticas públicas que incluíram o homem e a mulher do campo no mapa do desenvolvimento do nosso país. Um modelo de inclusão social que nunca tinha acontecido no Brasil, e que o ex-presidente Lula contribuiu fortemente para que se tornasse realidade’, afirmou o presidente da Fetape, Doriel Barros.
Gilberto Carvalho deixou claro, em sua exposição, que Lula não quer que as pessoas o identifiquem como alguém que “roubou, mas fez”. “O que ele quer é que as pessoas acreditem e, mais do que isso, que tenham certeza, que ele não roubou”, enfatizou. Após as colocações do ex-ministro, um importante debate foi realizado, ratificando o compromisso do Movimento com a defesa de Lula.
Além da presença do presidente da Contag, Aristides Veras, e de representantes da CUT (Carlos Veras) e CTB (José Rodrigues), o último Conselho da Fetape contou com a participação de várias autoridades, mostrando a importância do Movimento Sindical Rural para Pernambuco. Entre os convidados, estavam o senador Humberto Costa, o deputado estadual Odacy Amorim, a vereadora do Recife Marília Arraes, o presidente do Diretório Estadual do PT, Bruno Ribeiro, o secretário executivo de Agricultura Familiar do Estado, José Cláudio, e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Wellington Batista. Este último, que foi empossado recentemente, destacou a importância do fortalecimento do diálogo com a Federação, na perspectiva de superar os desafios vividos pela agricultura familiar no estado.
10º Congresso
Outros diferentes temas foram trabalhados durante o Conselho Deliberativo, que foi, ainda, espaço de grandes definições sobre o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR), que acontecerá de 04 a 06 de junho de 2018.
Entre os encaminhamentos, as lideranças aprovaram, por unanimidade, que o Congresso tenha o nome do primeiro agricultor familiar a assumir um cargo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Manoel Santos, que faleceu em 2015. Na ocasião, também foi aprovado o regimento, e foram eleitos os membros da Comissão Coordenadora e da Comissão Eleitoral, já que, durante 10º CETTR, haverá eleição para a nova Diretoria da Federação.
COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO 10º CETTR
Diretoria da FETAPE
- Doriel Barros
- Paulo Roberto
- Adelson Freitas
- Cícera Nunes
- Gilvan José Antunis
- Adimilson Nunes
- Maria Gilvaneide
- Maria Jenusi
- Adriana do Nascimento
- Israel Crispim
- Antônio Francisco (Ferrinho)
Representantes do SERTÃO
- Risoneide Braz Duarte Patriota (STR de Carnaíba)
- Eliane de Souza (STR de Lagoa Grande)
- Francisco Brígido de Souza (STR de Exú)
Representantes da MATA
- Juan Gustavo (STR de Jabpoatão)
- Rosenice Josefa – Nalva (STR de Vitória de Santo Antão)
- Josineide Tenório (STR de Paudalho)
Representante do AGRESTE
- Ivete Pereira Ramos (STR de Surubim)
- Uedislaine de Santana (STR de Caetés)
- José Nunes de Araújo (STR de Sairé)
COMISSÃO ELEITORAL
Representantes da MATA
- Luiz Damião (STR de Lagoa de Itaenga) – Célia Maria (STR de Pombos)
Representantes do AGRESTE
- Jaelson José (STR de Jupi) – Rozineide Quitéria (STR de São Caetano)
Representantes do SERTÃO
- Josivânia Ribeiro (STR de São José do Belmonte) – Elizaldo Falcão (STR de Orocó)