Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape integra Conselho Deliberativo da Sudene e pauta agricultura familiar
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado de Pernambuco (Fetape), por meio do diretor de Política Agrícola Adimilson Nunis, integra, desde outubro deste ano, o Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
O Condel conta com a representação de várias entidades e dos governos dos estados do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais, áreas de atuação da Sudene, assim como o Banco do Nordeste. “Esse Conselho é um importante espaço porque, nele, estamos deliberando sobre questões para o meio rural e dialogando com organizações da sociedade civil, mas também com instituições financeiras e o poder público. A discussão sobre a aplicação de recursos para o campo passa por lá”, explica Adimilson.
Na 22ª Reunião Ordinária do Condel, que aconteceu em Fortaleza (CE), em novembro, foram discutidas e votadas as diretrizes e prioridades para aplicação dos recursos do Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual (FNE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para 2018.
Na reunião, Adimilson Nunis apresentou uma moção da Contag, solicitando o apoio do Banco do Nordeste, representantes dos governos estaduais e demais participantes, para que sejam assegurados recursos para a realização de capacitações das equipes de agentes de ATER, que atuarão na elaboração de propostas de crédito e prestação de serviços qualificados para as famílias, e demais mobilizações estaduais necessárias para o Pronaf Produtivo Orientado (PPO) ser operacionalizado. Em resposta, houve a aprovação por todos os conselheiros. “O Condel tem força de aprovar temas que, para nós, são muito importantes, pois possibilitam o acesso da agricultura familiar, que é a produtora de alimentos ‘limpos’ para a população brasileira, à políticas públicas”, pontua Adimilson.
Também foi apresentada a nova delimitação do Semiárido, após a análise de recursos dos estados, que aumentou em 73 o número de municípios, passando para um total de 1.238. Em Pernambuco, o município de Pombos passa a integrar a região Semiárida. Antes, ele compunha a Zona da Mata Norte do estado. Dessa forma, passa a acessar políticas específicas e adequadas ao Semiárido.